terça-feira, maio 01, 2012

nada a declarar

passei a tarde (paralítico, múmia) a dar no desenho assistido (...)
um amigo (Tánk a hóban, P.) contou-me que o site ou a página (ou lá o que é) com os trabalhos seleccionados do José Neves já está "operacional"
algumas novidades (o Aalto no da Reitoria...) algumas re-descobertas... (a da escolinha de Guimarães, a muito Loosiana casa de Belas...) e outras, como o de Coimbra o C6 ou a da Marquesa de Alorna, de que também já por aqui fomos escrevendo, desenhando e tudo...
se estiver por ai (mais) alguém interessado em...

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

AM
Fui ao José Neves e fiquei surpreendido pela serena qualidade do seu trabalho.
Que bom!

Mto Obg

11:17 da manhã  
Blogger alma said...

Não consigo abrir a página :)

11:20 da manhã  
Blogger O Sr. Pinto said...

Tente este:
http://joseneves.net/

:)

12:47 da tarde  
Blogger AM said...

caro anónimo

serena qualidade é bom
se quiser desenvolver mais alguma observação sobre qualquer uma das obras em particular...

alma

desculpe a minha falta de jeito
é o que dá estar em muito browser ao mesmo tempo :)
penso que o link já está em condições

mt obg, Sr. Pinto

e sobre o trabalho do JN, algum comentário?

9:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por lapso não "assinei" o comentário.
JFragoso

10:39 da tarde  
Blogger O Sr. Pinto said...

Mais projectos que obra...
Clássico (Com tudo o que isso tem de bom e de mau).
Chatinho...

12:00 da manhã  
Blogger AM said...

Sr. Pinto

mais projectos que obra (para o melhor e para o pior...) é o mais "normal" na profissão

clássico, etc. não entendo
clássico para mim (estou a pensar nisso...) é sempre bom

o "chatinho" vai ao "ponto"
eu gosto (segundo Warhol) de coisas "aborrecidas"
as coisas aborrecidas (posso passar eternidades a...) acho "interessantes"
as coisas "interessantes" (pois "sei lá"... - uma zaha, uns sanaa...) acho "aborrecidas"

obg JFragoso

a minha "provocação" mantém-se

6:40 da tarde  
Blogger O Sr. Pinto said...

Tanto que me apraz dizer...
Comparar a Sejima com a Zaha é despropositado e deixa-me... enfim.

Já esse "boring" do Warhol é mais uma, (Das 1001), citações gratuitas e "chocantes" que ele tanto gostava de "atirar". Hoje chamam-se Xoundbáites e enfim.

Por fim, falta-me, de Fato, pachorra pró Clássico, deve ser problema meu.

8:48 da tarde  
Blogger AM said...

não procurei comparar a Sejima com a Zaha
o que eu digo é que a recepção de uma obra dos Sanaa não é muito diferente da recepção ("crítica", se é que isto ainda faz algum sentido...) da Z.
é tudo muito, demasiado, (penso que me percebe) "interessante"
estou convencido que muita da melhor arquitectura de "Hoje", como esta do JN, não vai sair das montras (el croqui, prémio P., etc.), das montras com as "estrelas" mais "famosas"
mas isso sou eu, e, ai, sim, será meu o defeito
do que é que não gosta nos clássicos? (do que é que há para não gostar dos clássicos...)
a "casa da mãe" é um "clássico" * da pós-modernidade, etc.

* as palavras são f... tramados...

9:00 da tarde  
Blogger AM said...

o Warhol, claro, é um bitaite :)
but a very good one (e um que o meu herói, o Venturi, claro, "replicou" no Learning from Las Vegas)

9:03 da tarde  
Blogger O Sr. Pinto said...

(Fiquei irritado/chateado/desiludido com a comparação entre a Zaha e a Sejima, tal foi da minha parte despropositado e desculpe qq coisinha. Eu sofro da paixão do (não-licenciado) amador. Adiante).

Acho importante distinguir entre o que é a recepção/revistas/prémios e o que é a obra.
O Siza não procurou nada disto, fez obra e foi reconhecido por isso. A Sejima e o amigo também. A Zaha e tantos outros lá e cá nem por isso, e eu não gosto de quem se põe em bicos de pés.

Quanto ao Venturi, respeito e tal e quê, mas Las Vegas não tem muito para (me) ensinar.

O pós-modernismo é tramado, entre outras "cenas" trouxe um "relativismo" da Crítica que eu considero nefasto.

9:32 da tarde  
Blogger O Sr. Pinto said...

UI...
Demorei tanto que nem li o seu outro comentário... :)
Não devo falar mal do Venturi, é?
lol Já vai tarde... :)

9:34 da tarde  
Blogger AM said...

deve falar tudo o que lhe apetecer :)
era o que faltava, censura (ou, pior, auto-censura) no meu ODP...
eu "encosto" mais a Sejima com a Zaha que com o Siza
viu-se isso bem aquando foi da fundação de Porto Alegre que passou relativamente (por falar em "relativismo") desapercebida
aquando da abertura do museu de NY, pelo contrário, foi um ver se te avias (não é piada "pingo doce") por tudo quanto foi sítio
os sanaa são queridos da crítica/media
o Souto, que também é prémio P. e tudo, e apenas como exemplo, é muito mais low profile que a japon...
amadores (da coisa amada) somos todos

11:13 da tarde  
Blogger AM said...

do V. diga o pior que souber e conseguir :)
sempre m'ajuda a pensar :)

11:14 da tarde  
Blogger O Sr. Pinto said...

Insisto na distinção entre a obra e a recepção da critica.
È sinal (perturbador) destes tempos, a atenção que "os especialistas" dão a determinado "artista". Este exagero tem pouco a ver com as obras e muito a ver com a necessidade (vã) de criar nextbigthings.
Os DLS gritavam "DONT BELIEVE THE HYPE!!", nós por cá é mais "...deixa-os pousar!!" :)
Na música, mais que na arq, os hypes vêm e vão a uma velocidade estonteante.
Tenho pra mim que na música, como na arq, o valor intrinseco de uma Obra-De-Arte resiste aos hypes e, em ultimo caso, o Tempo/a História, encarregam-se de distinguir o trigo do joio.

11:53 da manhã  
Blogger AM said...

d'acordo :)
mas as boas (e as más) "reputações" custam muito a (des)fazer
e eu agora até ando a ler (entre outros...) sobre o Vasari e os amigos...

8:33 da tarde  
Blogger O Sr. Pinto said...

(Podem-se fazer apartes nos comentários de um blog que não tenham a ver com a mensagem original? Eu sou novinho nestas coisas:)
È que acabo de me rir/resmungar/discutir com a minha senhora por causa do "textinho" no Y sobre a "nova" "obra" do/a OMA.
È TUDO tão-mau-que-é-bom! (Categoria estética que aprecio desmesuradamente).

9:15 da tarde  
Blogger AM said...

pode, claro, num blogue pode fazer quase tudo :)
neste blogue pode fazer os apartes que quiser (de preferências numa das últimas postas que nas outras....)
o Y, infelizmente não leio (deixei de ler jornais, só apanho as gordas)
qual é mesmo a obra dos OMA?
e quem é que assina o texto?
se quiser enviar "recorte" para arqantmac"arroba"sapo.pt está à vontade
a gerência agradece

12:15 da manhã  
Blogger O Sr. Pinto said...

Ainda não "encontrei" o "artigo" mas fique com a foto e a "legenda" como aperitivo.

http://jornal.publico.pt/noticia/04-05-2012/koolhaas-reconverte-antigo-restaurante-sovietico-em-galeria-24463891.htm

Tudo bom de tão mau!! :)
Recon-verte ( ou recupera?!)
Galeria ( ou será Museu?!)
Soviético (Não podia ser russo?!)
A poze da jobem dona da coisa?!
A a(i)lusão ao fato de ser amantizada do Abrahimovic?! (Sempre util e de bom gosto).
A face ruborizada do Rem(Vodka?! Pecado?!)?!

Enfim... Um fartote!

Deixo a análise da obra para si.

6:05 da tarde  
Blogger AM said...

já tinha passado por isso em:

http://www.dezeen.com/2012/04/27/garage-centre-for-contemporary-cultureby-oma/

sobre o projecto não tive nem tenho nada a dizer
uma coisa "soviética" em ruínas recuperada pelo kualhas para museu... o que é que há para dizer sobre isso...
a minha preocupação é mesmo com a obra do melnikov e com a dos outros "soviéticos" todos que também está em ruínas...

tinha apostado (...) em como o "texto" era coisa para a xana do público...

8:06 da tarde  
Blogger AM said...

cheira tudo a Guta

8:28 da tarde  
Blogger ninest123 Ninest said...

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4:26 da manhã  

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