segunda-feira, julho 10, 2006

O Coração de Setúbal. "Amacord"













"Todas as mudanças são polémicas e esta também vai, com certeza, levantar discordâncias". A circulação automóvel, que actualmente se faz em torno da placa central da avenida, vai passar a ser feita pela via sul, que passa em frente ao Fórum Luísa Todi, e pela zona ribeirinha. A faixa norte, que passa junto à praça de Bocage, deixa de ser utilizada pelos automóveis para servir de ligação entre a Baixa comercial e a placa central da avenida. Fonseca Pereira confia na eficácia desta proposta de Manuel Salgado, por considerar que "o coração histórico de Setúbal ganha, desta forma, uma área de lazer como poucas cidades têm."

Obras no "coração" do Polis de Setúbal arrancam até final do ano, Cláudia Veloso, Público local de 23 de Junho de 2006

Outro "must" das intervenções em centros históricos, tradicionais ou tão somente em "tecidos" consolidados das cidades, é o "desvio" do trânsito, do género tira daqui e passa para ali, conforme acima descrito. Particularmente odiadas (Inês 2006) parecem ser as pobres das placas centrais ajardinadas. Deste vez calhou à minha Tubal... O projecto (assinatura) é de Manuel Salgado que está para os Planos Polis (e outros planos) como o Terror Total esteve para os estádios do Euro... Mas se o Fonseca Pereira confia... confiemos nós também!

Na "avenida" Luísa Todi, "apenas vi do dia a luz brilhante"*, e o cheiro a pão fresco, e a pura felicidade infantil a caminho da(s) praia(s) da serra... à noite os passeios, nos passeios quentes, das quentes noites do (antigo) Agosto Português... um dia por outro uma visita à feira tradicional anual, que agora, com a vergonha que a burguesia e os seus representantes eleitos têm dos pobres ou dos "populares", foi recambiada para a... "periferia" (pintada de cor-de-rosa...). Nunca mais lá fui. Às vezes por puro acaso, um concerto "filarmónico" no coreto, ou então um filme com a Olivia Newton John a dançar... em patins... (Xanadu... Amacord) no Cinema Luísa Todi. Recentemente, com menos assiduidade, apreciei os novos restaurantes com esplanadas nos generosos passeios. Sem carros, sem estacionamento à frente, o que lhes irá acontecer? A opinião destes comerciantes (e a de muitas outras pessoas que só existem na minha memória ou imaginação...) é que eu gostava de conhecer, é que eu gostava de ter lido na notícia... As "crenças" do Fonseca, passava bem sem elas.

* Bocage

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Agora que o calor aperta e a sede desperta apetecia-me estar nessas esplanadas da tua Tubal. Eu de Setúbal pouco conheço. Relembro o dia em que lá fomos visitar aquela escola do Siza. Outras tardes, outros tempos. O mais certo é voltar lá daqui a uns anos, com os meus filhos. Uma posta nostálgica.
P.S. Já falta pouco para as férias!!!

11:37 da tarde  
Blogger AM said...

sabes como é que se diz, não deixes para amanhã...
P.S. (nunca), férias sempre!
:)

4:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home