quinta-feira, julho 06, 2006

Um Quadro da Afro-Americana Kara Walker














"Numa sala em que o branco fere a vista há recortes minuciosos feitos em cartolina negra: um quadro da afro-americana Kara Walker sobre a escravatura no século XIX."

Vanessa Rato, "Fundação Ellipse mostra colecção pela primeira vez", Público 23 de Junho, 2006

... parece que é uma das mais importante colecções de arte contemporânea do mundo, e as imagens seduzem, mas as armadilhas à volta do valor da natureza identitária dos artistas na apreciação da arte, deixam-me sempre, com os dois pés atrás... chamem-me antiquado, cota (ou "old-fashion sport", se mantiverem um blog internacional...), mas eu revejo-me no "apagão" do obreiro, para melhor serviço à "respiração" da obra, como nos melhores tintos... o que, parecendo que não, e ao fim e ao cabo, têm tudo a ver. Eu sei... "It's hard to find folks who can simply let the song speak through them"... mas, talvez com um copito...
... ou seja, e escrevendo a mesma coisa mas por outras palavras, que este cada vez que mija, muda - não de ideias - mas de "estilo"... eu NÃO quero saber se a kara é afro-americana, lesbica ou mãe solteira, não quero que esse "saber", interfira com o meu juízo (estético) das obras. Eu NÃO quero saber nada sobre a religiosidade do Siza, para pensar, o que é que hei-de meditar, sobre a igreja do Marco de Canavezes. Poderia continuar com os exemplos... mas explicado está, e postado vai!