quinta-feira, julho 06, 2006

A Ideologia Estética de Frederico Valsassina

"A escolha dos arquitectos para as parcerias obedece sempre a uma escolha criteriosa, nomeadamente ao nível da "ideologia estética".
O atelier tem uma imagem e em princípio vem para cá trabalhar quem se identifica com os valores que defendemos, que pensa a arquitectura da mesma forma que nós", sublinha o arquitecto."

Rui Pedro Lopes, Público, Imobiliário, 16 de Junho 2006

... e nos sabemos quem é que eles são, não sabemos... Mister "agenda formal e conceptual" himself, aliás, devidamente identificado, no artigo. Uma vez, aqui há muito tempo... no tempo em que os animais falavam (uns com os outros), tentou um colega, ao telefone, "espremer-me" com a mesma ideia. Dizia, o ilustre, que ao fim de algum (pouco) tempo, já todos eles (e elas), lá pelo ("seu") serviço, pensavam da mesma maneira. Fosga-se, dasse... pior que uma lavagem ao cérebro... pior que uma lobotomia.
Mas a posta não é sobre nada disso... dasse! É sobre a "ideologia", disse! E para isso, nada melhor do que "definir a linha de trabalho e as opções estilísticas de um arquitecto (que) é sempre uma tarefa difícil. No caso de Frederico Valsassina, a simplicidade, a utilização de poucos materiais e o uso de linhas rectas são características que identificam a sua assinatura. Ao nível dos materiais, a aposta reside no "recurso à pouca cor, aos materiais nobres e naturais".