quinta-feira, julho 06, 2006

Duas Casas de Frank O Gehry
















FOG, para os amigos. Em duas casa. A primeira o Danziger Studio em Hollywood, California, de 1965. A segunda, a mais conhecida FOG "residence" em Santa Monica, California, de 1978. Duas casas. A primeira "anti" contexto", a segunda "pró" contexto, ou seja, e respectivamente, "contra" e "a favor" da "banalidade da periferia", que está (como sabemos, e se não de outras fontes, ao menos dos canónicos evangelhos Kualhas...) em todo o lado... que está no meio de nós, Amem!
Recordo uma entrevista, ao próprio, com esta "tese", onde se confessava, "desgostoso", com a primeira "atitude" (ou será que devo escrever "ideologia"...).
Os resultados são conhecidos... e foram perseguidos por muitos outros, de muitas e diversas maneiras: Venturi, Manuel Vicente... e chega de nomes :)
Mas, agora, graças aos naturais ciclos da moda (das mini-saias...), saíram-me cá uns duques... a pintar a periferia... e logo de preto!
"Pintar a periferia de preto", ou pintar a arquitectura das cores (no plural) das nossas (no plural) "periferias".
Você decide...

3 Comments:

Blogger João Amaro Correia said...

embora por defeito de feitio prefira o trabalho "com", o primeiro exercício de Ghery, muito kahniano é belíssimo. e muito instrutivo.

1:31 p.m.  
Blogger AM said...

olá joão
eu gosto muito das duas casas (na sua diferença) e por feitio até era capaz de escolher a mais antiga... mas para quê escolher, quando podemos recorrer a ambas, para reflectir sobre as nossas praticas
não sei se concordo muito com a "filiação" hahniana, pelo menos sem a "mediar", com outras heranças... "neo-plasticistas", ou da arquitectura moderna de LA, (Gill, FLW...)

5:53 p.m.  
Blogger raybanoutlet001 said...

ralph lauren polo
christian louboutin shoes
fitflops sale clearance
polo ralph lauren
fitflops sale clearance
mlb jerseys
canada goose sale
fitflops sale
cheap jordans
air max 90

8:01 a.m.  

Enviar um comentário

<< Home