segunda-feira, junho 14, 2010

o sol a pino *

esta posta do Tiago Borges, que tem comparativamente a outros "autores" e as outras postas a (enorme... gigantesca...) vantagem da concisão e da legibilidade, é um excelente e oportuno exemplo daquilo que por aqui também procurei deixar postado
em vez de discutir (justa ou injustamente, no limite do nosso conhecimento e/ou entendimento) as obras, discute-se a própria "discussão" (para não estar sempre a falar em "crítica" que também cansa...)
em vez da frontalidade de procurar, nas obras, aquilo que nos apaixona ou desgosta, mais... estratégias oblíquas...
onde estavam (...) - dá vontade de perguntar... - o Pedro MC, a Inês Moreira ou o TB quando esta caixa de comentários fervia de (educada - digo eu...) indignação!?
será a blogosfera esse lugar (a possibilidade de um lugar) para uma "post-crítica" de que fala (rá) o kota Kenneth!? (hum... esta da "post-crítica" cheira-me - como a do "regionalismo crítico"... - a "leitura" mal digerida de texto alheio...)
ora... quanto mais não vale - superior forma de aprendizagem... - quanto mais não vale, passear pelo Alentejo...

* e eu faço uma revolução

5 Comments:

Blogger tiago borges said...

AM,
a suposição da blogosfera como um lugar no dito contexto, é apenas isso, uma suposição.
não me parece que os blogs, por exemplo, no contexto nacional, possam ter alguma relevância... não imagino que possam, neste momento, ter uma "agenda".
mesmo que existisse, que tipo de relevância teria?
certamente não concordará...
mas diga-se que ainda não há um entrosamento necessário para tornar mais colectivo possíveis preocupações conjuntas... (veja-se o feedback ao segundo "rewind" das catedrais... ou outras indignações)
ainda assim se salva a tendência latente da curiosidade intelectual que alimenta os blogs e os leitores.

10:38 da tarde  
Blogger AM said...

é questão é, se no "contexto nacional" (da produção de opinião sobre arquitectura), alguma coisa ainda tem relevância...
alguém, por exemplo, lê o JA!?
existe alguma revista, que se possa, que se deva, mesmo, ler!?
se calhar os blogues, no "contexto nacional" até tem mais relevância do que aquilo que se possa imaginar...
eu, pelo menos, tenho tido (ora agradáveis, ora desagradáveis) "experiências"...
a "agenda", a existir, dependerá apenas, da "coerência", enquanto "bloguer", de cada um de nós
o catedrais, para um blogue tão novo e tão inexperiente :) tem tido boas reações
pela minha parte vou continuar a fazer por isso :)

11:02 da tarde  
Blogger AM said...

é pá, e trata-me por tu :)
afinal de contas já trocámos ficheiro digitalizados :)

11:03 da tarde  
Blogger tiago borges said...

quando pensei em agenda não pensei imediatamente na perspectiva pessoal de um blog. (aliás nunca tinha pensado nisso até agora)
referia-me a problemáticas que numa determinada conjuntura de posts em diferentes blogs se sobrepõem. logo... ficam na "ordem do dia" a tabelar entre os redutos.
sobre a relevância.. não sei bem o que queres dizer com isso.
(e a propósito de ficheiros digitalizados, ando em pesquisas para mais uns Franz Fuegs :) )

11:16 da tarde  
Blogger AM said...

bem... sobre a relevância... tenho vindo a... "constatar" algum interesse do "mundo exterior" pela nossa (estranha forma de vida...) "actividade"
agora, e de há uns números para cá, até já aparecemos no JA ah, ah :)
e há outras fontes que me contam outras "visitas" que eu não vou, não posso, revelar...
isso dos assuntos ficarem a tabelar é bom... é sinal da tal inquietação... da falta de certezas e da possibilidade de isto ser mais que bolas (onanistas) para o pinhal

11:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home