sexta-feira, junho 11, 2010

Africa do Sul / México # 1

ou, das (complexas) origens sul-africanas da DSB (é re-ler no Signs and Systems...) à (compreensível) "ausência" de um qualquer "link" (que eu conheça ou esteja recordado...) entre a obra de Barragan e a obra dos VSBA...
Barragan é a continuidade transfronteiriça (com a tradição) de Kahn
a "tradição" em Venturi quer-se (e é) coisa bem diferente da revisão da "espacialidade" do "projecto moderno" à luz (e sombras...) do "regionalismo crítico" ou do desejo de uma "nova monumentalidade"... (daí, também, o fascínio de Koolhaas por Venturi...)
nesse sentido, os "projectos para as Arábias" (à semelhança de outras obras de franceses e italianos para o norte de Africa...) são mais "modernos" (apesar de todos os seus "desvios" pós-modernos...) que a obra "anti-moderna" (no sentido em que esta almeja a "intemporalidade") de Kahn (ou Barragan)
já quando mais perto da fronteira, no Museu de La Jolla, é a "circunstância" da obra de Gill (a resgatar e resgatar de intervenções e intervenções...) que se sobrepõe à possibilidade de espreitar sobre a obra ("madura") de Barragan (ou Kahn... ou... ambos...)
para acompanhar...