sexta-feira, junho 11, 2010

goals (of architecture)

estou a dar, em simultâneo, no Olgiati e no A. Vesnin
o primeiro remete para a (modernidade da) tradição (assim à maneira, por exemplo - que é "nosso" e está cá mais perto... - de um certo F. Távora...)
na única coisa (escrita) que apanho (porque - lá está... - está em inglês...), uma epígrafe, de Gerald Allen (who?), diz bem da natureza do problema:
No matter what architects say, they all rely on tradition. It may be an old or it may be fairly new, and it may even be the latest fad brought from the drafting room of a fashionable architecture school.
logo eu que ando (praticamente desde o iníco do blogue...) para escrever qualquer coisa de muito a-parecido sobre a importância da tradição (de todas as tradições...) na discografia daquele... (ou daquela...) e que desprezo (como um rapper old school) a pretensão (e o pretensiosismo...) das ("pré-tensas"!) "novidades" dos... "jovens"...
no Vesnin, tradição, só a do novo... mas há lugar para o estudo da "tradição" enquanto compreensão (posta para-normal...) dos "fenómenos" do passado e enquanto entendimento das melhores práticas... presentes
mas no A. Vesnin o melhor foi ler sobre o lugar das... "sensações":
As far as "sensation" is concerned... it does not enter into the goals of architecture (...)
um homem lê estas coisas (em simultâneo) e fica todo a-baralhado...
se soubessem, por estes dias, dos meus remorsos e complexos complexos de culpa...