sábado, fevereiro 09, 2008

Cliché # 11 (Eleven)

Há uma coisa (...) que eu (mexilhão...) não... capisco. Se o caderno de encargos para a construção do (agora) "Eleven", previa ("giro" - e "original"... - esta coisa da qualidade arquitectónica à cabeça de um concurso...), previa, dizia eu, "o compromisso de construir um edifício de qualidade arquitectónica" (Júdice, dixit...), então como é que acabaram por construir..."aquilo"?

Vale a pena ler:

O que dá primeiro nas vistas é a própria arquitectura do restaurante, que os seus proprietários definem bem como "modernista e minimalista nas formas e elementos decorativos exteriores". O arquitecto João Correia, um dos onze sócios (daí o nome) e responsável pelo desenho, dividiu o edifício em dois módulos: um revestido em madeira, e outro ("mais brutalista", nas suas palavras) deixado em betão. O interior é todo atirado para fora, através de um enorme janelão envidraçado, debruçado sobre a Lisboa pombalina, com uma esplanada superior - que poderá proporcionar entardeceres exaltantes nas épocas apropriadas.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger João Amaro Correia said...

atenção:
este "joão correia" será outro que não eu. nada de confusões. presumo até que seja o mesmo que esteve no epicentro da polémica da polémica do museu de sagres nos anos 90.
não conheço o senhor nem somos parentes (que saiba).
além de que eu nunca teria pasta nem influências para um concurso deste quilate e, pior, não desenharia a puta de uma "caixinha branca" com selo (na cueca) de "grande qualidade arquitectónica".
era só para esclarecer.

2:14 da tarde  
Blogger AM said...

e está esclarecido :)

+ sobre o "verdadeiro" (e o "genuíno"...) João Correia, aqui:

http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2008/02/haut-cuisine.html

2:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home