quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Consequências?

Num momento em que Portugal se procura relançar como West Coast, o último pequeno escândalo que envolve o nosso PM é apenas patético. Para além da eventual ilegalidade dos actos praticados, o que aqui se joga é a imagem de uma cultura nacional. Trata-se dessa cultura bacoca e mal-formada que tarda ainda a revogar um Decreto-Lei, o famigerado 73/73, que simplesmente devolverá a competência de projecto àqueles com quem sempre deveria ter estado. Trata-se da cultura que durante algumas gerações premiou a chico-esperteza e a saloiice. Se, num contexto de mudança, os erros de juventude fossem realmente para se corrigir, se esta cultura fosse mesmo para superar, esperar-se-ia que Sócrates aproveitasse esta tragicomédia para fazer o mea culpa e procurar mudar a paisagem. Quando envereda por desculpas esfarrapadas, quando afirma a sua autoria dos projectos agora vindos a lume, o PM esquece o essencial: são aquelas imagens e aqueles crimes estéticos contra a paisagem que é preciso combater. Lançar uma West Coast cujo PM se declara ufano autor de tais projectos é um contra-senso de marketing político.

Pedro Gadanho, arquitecto

Via Letra de Forma e Portugal dos Pequeninos

É uma questão em que também tenho vindo a matutar... Acham que depois do "episódio" (da "soap opera"...) ficou mais fácil, ou mais difícil, para a "classe", negociar a revogação do 73/73? (Eu estou em crer que ficou virtualmente impossível...) E pensar que foi com o governo deste senhor engenheiro que a OA andou a reunir... Bem, por estas e por (muitas) outras é que as coisas são o que são... é que as coisas permanecem (apesar das votações por unanimidade...) como estão... À consideração dos candidatos a bastonário da OA...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ponto por ponto. A campanha "west coast" foi desenvolvida pela BBDO e não por afilhados. A BBDO é uma agência internacional com resultados positivos em tudo o que desenvolve, com belíssimos colaboradores em todas as áreas. Em questão de projectos para turismo, tem tido em muitos países êxito seguro. Não gostamos? Isso é outro assunto. Importante será o resultado financeiro ou não.

4:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home