sábado, março 04, 2006

:)

Tive a ver o blog do tal AM que elogiou o nosso JOG. Parece ser arquitecto de Lisboa, com ligações a Grandola. Se calhar é de Grandola mas tirou o curso em Lx. O logo que fez prá Uni dessa vila morena ta porreiro por acaso. É um logo um bocado arquitectónico, feito com ACad, mas passa. Parece ser amigo do Gonçalo Afonso Dias, o que me faz pensar que deva rondar o círculo Graça Dias e por aí em diante.Fiquei satisfeito com o post sobre o Bandeira, e já informei a Dulcineia que lhe fará chegar esse elogio com certeza. Fala tb do Portas. (e se o gajo tiver a ler isto, acrescento que as suas aulas faziam que nao custasse muito acordar às 8 e tal da manha). E pronto, um intruja que parece mais interessado neste blog do que muitos dos joguistas...
JOG

4 Comments:

Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Sinceramente não gostei da referência gratuita que me foi aqui feita.
Não conheço o "am", mas provavelmente gostava de conhecer. Parece-me uma pessoa educada.
Não sou do "círculo do Graça Dias", nunca fiz parte de "círculo" nenhum nem o farei enquanto for suficientemente lúcido para manter a distância, ou se preferir, a minha plena liberdade intelectual.
Este blogue merece mais elevação.

10:59 da tarde  
Blogger AM said...

caro gonçalo
pela minha parte não houve qualquer intenção de provocar qualquer mal estar, de fazer nenhuma referência gratuita
e também não creio que tenha havido essa intenção por parte das pessoas que (não conheço) que o escreveram e que eu sem pensar muito citei
fico contente por este blog transmitir de mim a imagem de uma pessoa educada
talvez um dia nos possamos conhecer pessoalmente
esta posta não têm qualquer importância (achei divertida, é só) e se assim o desejar (e por consideração para com um colega arquitecto e bloguer, que estimo) posso retira-la
um abraço

12:22 da manhã  
Blogger morpau said...

Caro arquitecto Gonçalo Afonso Dias: a referência gratuíta ao seu nome surgiu de uma leitura rápida deste blog, que só agora conheci. Evidentemente que essa expressão 'círculo Graça Dias' não tem para mim qualquer carga pejorativa, apenas reparei que já foi colaborador do seu atelier... coisas que a internet permite.
Vivo noutro meio e noutra geração, por isso provavelmente estava a falar sem saber do que falava. De qualquer modo o comentário foi feito num blog que criei com alguns amigos e cujo conteúdo nem sempre tem grande 'elevação', nisso tem razão. É apenas uma maneira de nos mantermos em contacto pois o grupo encontra-se fisicamente separado. Peço desculpa por ter usado o seu nome nessa mesa de conversas espontâneas e por vezes arquitectónicas, só por vezes. De qualquer modo já retirei esse post, para que não haja 'mal estar'. Também não conheço o AM mas a sua aproximação foi simpática e bem intencionada.
Respeitosas saudações.

1:19 da manhã  
Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Meus Caros:
Agradeço as respostas à minha reacção acrescentando o seguinte:
Tenho 41 anos. Sou arquitecto vai para 15.
Não me insurgi aqui contra ninguém em particular.
Manuel Graça Dias (MGD) foi primeiro meu professor, ensinou-me coisas.
Como aprendi com Vítor Figueiredo ou com o Henrique Carvalho, na Escola do Porto (Os dois últimos infelizmente já por cá não andam.)
Depois, colaborei com Graça Dias e com Egas José vieira na Contemporânea. Esta relação profissional culminou na co-autoria do recente Teatro Municipal de Almada "Teatro Azul".
Tenho por isso por MGD, enquanto arquitecto, uma grande consideração. Reconheço-lhe uma enorme capacidade criativa, ainda que, por vezes, (na minha opinião) pouco "trabalhada" ou "moderada pelo rigor".
Tenho sim uma certa "alergia" aos "círculos", "tertúlias" ou, como agora é comum dizer-se -lobbys de arquitectos, seja de que gerações forem. Não gosto desse tipo de corporativismo.
Quando fui incluído na chamada "Geração de 90", não gostei do nome. Reagi, mas nunca deixei de participar. Estive nos históricos" Encontros de Serpa" em 1994 (Alguém se recorda desse evento onde tanto se falou de arquitectura e com tanta frontalidade?)
Estive em Salamanca em 2002, fazendo parte da representação dos "Jovens arquitectos portugueses" nos II Encontros luso-espanhóis de arquitectura.
Talvez assim compreendam que tenho pautado a minha actividade por uma grande independência. Nunca pedi a ninguém nada que me pudesse favorecer (nunca pedi que nada meu fosse publicado ou citado).
Esta postura confere-me, por ouro lado, um "à vontade" para, em qualquer circunstância dizer aquilo que penso, da única forma que o sei fazer.
Gosto deste blogue.
Também acho bonita a ideia de um blogue como "mesa virtual" para o encontro de amigos.
Só não gostei, por tudo o que já escrevi, de me ter sentido "circunscrito".
Não é preciso apagar nada. "A falar é que nos entendemos..."
Um abraço a todos.

10:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home