segunda-feira, julho 11, 2011

outra precisão











para R.R.Dias

ODP, um blogue às esquerdas, prefere a Typical sprawl à (palermice pseudo-original da) PEX density, da mesma maneira que prefere as "escolas superioras" (como as madres) espalhadas em conventos reciclados por essas colinas a fora (de "portas") às "cidades universitárias" e outras formas de... zoneamento...
ask the elephant
goodbye toulouse...

5 Comments:

Blogger R.R.Dias said...

AM, obrigado! Ainda não sei o que pensar do koolhaas, mas a princípio concordo com o que disse da "revolução" que seu projeto –talvez suas ações em geral– representa: uma fuga anacrônica da 'vida como ela é'.

Tenho acompanhado com muito gosto o seu blog, cujo conteúdo me é bastante relevante, principalmente por ter feito cair o preconceito que nos põem do Venturi na escola, cuja leitura tem transformado minha formação (o autor do artigo que você faz referência nesta posta - http://odesproposito.blogspot.com/2006/01/venturi-hdm.html - é meu professor de história da arquitetura).

Muitas vezes me sinto acanhado de comentar, quase sempre por não achar contribuição significativa, então desta vez encerro o comentário compartilhando para sua apreciação este trabalho sobre Joaquim Guedes: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13400 Conhece? Pode ser de seu interesse, em especial (imagino) as casas José Antero Guedes e Anna Mariani, o Conjunto Padre Manoel da Nóbrega, e a cidade de Caraíba. Vejo muito "learning from" neles, do modo que as situações guiaram as coisas. :)

12:29 da manhã  
Blogger AM said...

eu é que agradeço R.R.Dias
quando leio postas antigas é que vejo (que vergonha) como estão mal escritas (e, nos piores casos, ainda pior pensadas...)
esse arquitecto guedes não conheço
o link não mostra nada e pelo google também não fui longe
se quiser mandar outros "endereços"...

1:36 da manhã  
Blogger R.R.Dias said...

Aqui um link direto para o .pdf com o trabalho (60 mb):

http://dl.dropbox.com/u/3702330/As%20casas%20de%20Joaquim%20Guedes.pdf

Diga se conseguiu baixar. :)

2:13 da manhã  
Blogger AM said...

sim, muito obrigado :)
muita generosidade sua :)
são 297 páginas :)
logo já espreito isso :)

10:53 da manhã  
Blogger AM said...

bom arquitecto, bons projectos
o link para o venturi é que não sei...
+ 1 vez mt obg

8:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home