sábado, maio 22, 2010

à nossa *

O Paulo Moreira comentou lá em baixo e deixou o link para o Projecto da Escola de Capalanca em Luanda que temos vindo, no ODP (e não só...), a acompanhar...

Estive a dar a devida volta pela página do Paulo Moreira e lá voltei (agora que estamos quase com outra Trienal à perna...) à tua, à vossa, à nossa :) Torre do Vazio :)))
Acreditas que já nem m-alembrava da nossa (virtual) colaboração (zinha)!? :)))

Pensei em concorrer a esta coisa da Casa de Luanda (...) mas achei demasiado académico (como exercício) e demasiado equívoco como "operação" - como "operação" com sentido de intervenção social com um mínimo de... "realismo"... ("achei" apenas mais uma daquelas coisas para entreter a "jovem classe" bem pensante e "conscien-ciosa" com a ilusão de acesso ao mercado de trabalho e - quem sabe um dia... - ao estrelato e à fama... como os Europan e outros que TAL...)
Algumas perguntas (sem consequências...)
Porquê os lotes de 10X25!?
Porquê (ridículos, os "índices") 100 M2!?
Qual a real capacidade (pergunto eu que nunca estive em Luanda) de infraestruturar uma "operação" (de "loteamento"!?) com estas (desejáveis!?) características!?
Qual a previsão de equipamentos e espaços (arruamentos, "praças", etc.) colectivos que irão dar suporte (e sentido) "urbano" (!?) a esta intervenção!? (deverão, deveriam, ser previstos equipamentos sanitários colectivos - e quem diz sanitários diz lavandarias, etc. - à maneira de uns antigos "banhos públicos"... romanos... ou dever-se-ia pensar em unidades individuais, lote a lote!?...)
Qual a capacidade de suportar uma evolução no tempo, de um bairro (!?) com estas (eventuais) características e de (com elas) "fazer cidade"!?...
Qual a probabilidade de isto, de estes considerandos, interessarem a alguém!?...

Finalmente... é uma "grande alegria" constatar que os "gurus" da Trienal resolveram seguir o conselho do ODP e (não sei - ah, aqui está... - do link...) dedicar o "grandioso" (enorme!) e-vento ao "tema" da habitação...
Se isto fosse um estado de direito (o que é que eu iria ser...) como os Estados Unidos, já estavam com um processo à perna... :)

* um Porto, nada virtual, até ao nosso inevitável (!) meeting :)

17 Comments:

Blogger jraulcaires said...

Pois, há esssa coisa da casa para luanda. Nem peguei nisso. Estive sim a trabalhar num concurso internaciona para uma casa para o Ghana e não deixa de ser curiouso que lá se consroi um bocado como cá. Na chamada construção cçandestina, plo menos.

Mas, apesar das premissas, acabei por chegar à conclusão de que eles são pobres mas honrados. E o regulamento do concurso era muito mais realisata face às condições quee lá se vivem.

Talvez eu seja mais um, à mingua de trabalho a tentar fazer uma espécie de "stament".

Mas algum academismo nos trabalhos não me chateia nada, De certo modo há que dar uma no cravo, outra na ferradura, como dizia o outro...

Enfim...

12:50 da manhã  
Blogger AM said...

dá mais notícias/pormenor desse concurso e, já agora, da tua proposta

nós por cá (ao contrário do gana) é mais "falidos & desonrados (i) lda"

não tenho nada contra os statement e muito menos contra quem faz por ter trabalho, apenas lamento e/ou censuro a forma "vale-tudo" como muitas vezes se procura "aparecer"

o vilarinho no arquitectarte a dizer que fez o casinhoto flutuante "assim" por que é "jovem" e tem que dar nas vistas para ter um lugar na "classe" é inqualificável (ou não...)

esta casa de Luanda do Paulo Moreira, por exemplo, parece um trabalho "honesto"
eu é que não me entendi com as "pontas soltas" (ou o que me pareceram ser pontas mal atadas...) do "programa"

mas eu e os concursos... foi só por, uma, duas, três (...) vezes e quase sempre por engano ("até ver"!...)

1:11 da manhã  
Blogger jraulcaires said...

Bom, os resultados só saem lá para julho. Depois, ainda não sinto com à vontade para divulgar o meu trabalho. A seu tempo essas coisas virão...

Cumprimentos

11:15 da manhã  
Blogger AM said...

até julho, então :)

12:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ai Raúl Raúl
Você é um ilusionista que na ilusão se en(Ghana).


João Fragoso

2:00 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Caro João Fragoso:

Desenvolva, por favor. Eu, apenas tento manter alguma chama acesa, o que nem sempre é fácil nos tempos que correm...

3:37 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Todo o poeta é um fingidor...

Gostava que o João Fargoso se explicasse, porque para mim, as suas palaras têm laivos de insulto.

3:58 da tarde  
Blogger alma said...

Jraul,
não ligue aos velhos do restelo :)))

4:03 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Já agora, senhor José Fragoso, aproveito para o informar que Raul não leva assento. É assim que está nos meus documentos de identificação é assim que desde sempre assinei o meu nome e só os analfabrutos é que escrevem o meu nome com acento.

Cumprimentos

4:27 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Para a alma: eu até tenho bom feitio, mas pessoas maldosas, mal intencionadas e cobardes fazem-me perder um pouco as estribeiras.

No fim, é capaz de ter razão: Não vale a pena gastar cera com tão ruins defuntos...

4:53 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Toca e foge. Ou como se diz em vernáculo "chegou e disse cagou e foi-se"

Enfim

6:49 da tarde  
Blogger AM said...

não achei o comentário de "João Fragoso" ofensivo (parece-me apenas um comentário a querer ter "graça"...)
se quiseres, se achares muito que sim, posso sempre considerar apagá-lo
o melhor era discutir o proj. da casa de Luanda do Paulo Moreira mas isso seria esperar demais disto...

7:46 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

Não vale a pena apagar. Ficamos por aqui. Se calhar fervo em pouca água...

Só não gostei do epíteto ilusionista, mas isso são ,questões minhas.

De qualquer modo o senhor não se tornou a manifestar...

7:55 da tarde  
Blogger morpau said...

sim, AM, o concurso mais participado de sempre em portugal merece um debate profundo, na minha opiniao... tenho todo o interesse em falar sobre isto, em breve, espero...
à nossa! abraço

10:36 da tarde  
Blogger AM said...

muito em breve, PM :)))
muito muito em breve... :)))
m'espera!... :)))

estava à espera da Trienal para disparar com as hostilidades mas não resisto a fazer um esforço, jogar-me à frente (das blogobalas)e antecipar-me à concorrência... :)))

10:46 da tarde  
Blogger jraulcaires said...

A cas de Lunda(não conheço Luanda) a seu tempo virá.Por ora estou cheio de sono e perturbado com os desgravbos...

11:04 da tarde  
Blogger AM said...

nada, não ligues
se eu fosse a ligar a tudo não tinha blogue :)

11:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home