quarta-feira, maio 19, 2010

Desagravo de MGD














cães, gatos... quem nunca balbuciou (balbina) banalidades que atire com o primeiro tijolo...

(quem pensar, malignos, que estou a engraxar, que busque pelo histórico do ODP... que a gratidão é uma coisa muito bonita já ninguém - com esta idade... - me tira da ideia...)

2 Comments:

Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Caro AM,
A questão dos "gatos" toca particularmente a posta que editei no meu blogue sobre a entrevista que "sentou no mesmo telhado" o Manuel Graça Dias (M.G.D.) e a Domótica, num programa onde o Manel fazia tanta falta como uma viola num enterro (segundo a nossa cultura, é claro).
Portanto, pouco importa os clichés que o (M.G.D.) lá foi soltando sobre a complexidade das cidades, sobre o uso e o abuso dos novos materiais, etc, etc. A questão é que os arquitectos não têm de se sujeitar a papeis como aquele apenas porque são uma espécie de "comentadores oficiais". É evidente, até para o Manuel Graça Dias que aquilo que há anos eram "modernices" ou aluicinações de ficcionários do futuro, cada vez terão um papel mais importante, decisivo e até condicionado e legislado na arquitectura que se irá fazendo. Será apenas mais um "Dado do Projecto", assim como é hoje a térmica, a acústica, etc.
E não vale a pena, hoje, "vestir" o papel de "arquitecto/artista" que deixa essas "coisas tontas" para os técnicos das suas equipas projectistas e só se preocupa com a concepção, com a luz (como ela poéticamente invade os espaços...) pois, essas coisas, como as outras estarão, cada vez mais na génese do projecto. Para que haja luz e para que essa luz possa invadir os ditos espaços. Caso contrário, chegará o dia em que andaremos todos (ainda mais) às escuras e nem os gestos teatrais do (M.G.D.) se conseguirão perceber.

3:49 da manhã  
Blogger AM said...

mt obg, GAD
um comentário, como habitual, muito bem elaborado
a posta não é tanto sobre o dito "prugrama" (que não vi nem faço questão de ver) mas apenas sobre a minha gratidão para com um arquitecto com quem, por mais banalidades que agora debite, tanto aprendi (e aprendo)
poses por poses (teatrais) ainda vou preferindo as do MGD às de quase todos os outros (ricardo carvalho, jorge figueira, etc) que também se abeiram do (para mim nada apetecível) lugar de "comentadores oficiais"

11:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home