sexta-feira, maio 22, 2009

falar de Pancho Guedes

Será então possível falar da obra de arquitectura de Pancho Guedes (PG) sem estar condicionado pela "forma"... "poética" como da mesma nos "fala" o seu autor!?
Pela leitura do artigo do Ípsilon do Público de hoje (e por quase tudo o que se costuma referir a propósito da arquitectura de PG ou do próprio PG...) eu responderia que não.
Pedro Gadanho ainda parece que tenta qualquer coisa quando (num enunciado incompreensível...) refere que a arquitectura de PG foi "modernista antes dos modernistas".
Sobre a figura "avessa" e a obra em "contra-corrente" também tenho as minhas reservas... é certo que há um certo lado de "retrato de família" em muita da arquitectura portuguesa dos anos 80 e parte dos 90, mas a obra de PG é tão "pessoal" e "singular" como a de quase todos os outros nomes que no final dos anos 80 por cá faziam (é re-ver o "catálogo...) as "Tendências"...
(Gosto de "compara-lo", não nas formas, entenda-se, mas nas... "circunstâncias", aos "estrangeirados" Hestnes e Vicente...)
A exposição está no CCB. Depois, se for caso disso, voltamos a falar...

7 Comments:

Blogger carlos.pedro said...

PG é Pancho guedes ou Pedro Gadanho?
jejejeje…

10:38 da manhã  
Blogger AM said...

PG é Pancho Guedes
há pessoas que ainda não gadanharam o suficiente para merecerem um abreviatura :)
FLW e tal... não é para todos... :)

12:32 da tarde  
Blogger alma said...

AM,
visto que só leio o ODP :)
podia-me facultar a informação :)exposiçao está patente até quando ????

11:53 da tarde  
Blogger AM said...

começou agora, deve estar para durar... :) eu depois aviso, mas sem ante-cedências... :)

12:00 da manhã  
Blogger alma said...

ainda bem que sei ler braille :)

12:10 da manhã  
Anonymous Pedro Gadanho said...

Pois, o que eu disse à Alexandra Prado Coelho é que o Pancho foi "pós-modernista antes dos pós-modernistas..."
De resto, apenas posso prometer mais histórias picantes no meu blogue, muito em breve. :-)
Por agora, e para quem esteja interessado em perspectivas mais "teóricas" sobre o Pancho, podem ver o texto curatorial da exposição "sobre" o Pancho que fiz na Suíça...

4:20 da tarde  
Blogger AM said...

mt obg, Pedro Gadanho
para a xana, mais pós menos pós, vai dar tudo ao mesmo...

6:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home