quarta-feira, maio 20, 2009

straitjacket

... por falar em monoclassismos voltei (voltei) ao bom sucesso para espreitar as "novidades". Acabei no Contemporânea, desgostoso (muito desgostoso...) com este projecto.
Será este ainda o mesmo arquitecto que na sua "juventude" (e na minha adolescência) pedia, "clamava" (nos textos da velhinha "arquitectura portuguesa"...) por "abanões na(s) estrutura(s)", por maior "promiscuidade", por "mexid(el)as nos tectos", enfim, por maior "intensidade"!?...
A arquitectura num coletes de forças, reduzida a efeitos (assinatura...) de "estilo"...
Seria pedir muito (agora "clamo" eu...) que por exemplo as "gracinhas" à volta da janela (leia-se "rasgo"...) sobre a bancada da cozinha, provocasse um qualquer... "tremor"!?
E as escadas "cruciformes" no bolimétrico "vazio" serão para brincar ao Lubetkin!?...
Bem me tentaram avisar - e eu des-crente que não queria ver... - do... "impasse"...

8 Comments:

Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

A mim parece-me um projecto "reciclado" de um ensaio com muito tempo feito para um outro contexto... e multiplicado.
Não gosto de falar na "Contemporânea". Para mim é apenas uma "marca" vítima de si própria e das ambiguidades que as sociedades sempre criam.
Gosto mais de falar no Manel. MGD.
São coisas diferentes que se deviam, na minha opinião, ter tido a coragem de seguir (ou retomar) caminhos também diferentes.
MGD é sem duvida um dos arquitectos que conheci, com quem trabalhei, discuti, zanguei-me, ri-me, mais criativos e espontâneos (contemporâneo, por isso) do nosso reduzido baralho de "cromos".
O Egas José Vieira (EJV) é um excelente arquitecto, homem com uma leitura muito particular do detalhe, do pormenor.
Acontece que, por vezes, um galho não aguenta com dois "macacos" (sem ofensa) e persistir na ambiguidade é cavar o vazio das ideias e, pior, das práticas que, no caso do MGD, tanto fizeram sonhar.
Não sou, como escreveu o Pedro costa, um crítico de arquitectura. Não tenho bases teóricas que sustentem uma actividade séria nese campo nem me parece ser essa a minha vocação. Mas "sei ver a arquitectura", ou acho que sei.
E também acho que a Contemporânea, hoje, está "sentada no chão" a olhar para cima, para o lugar que merecia ter na arquitectura deste reles cantinho a beira-mar plantado.
Assim se levante o Manel.

7:41 da tarde  
Blogger AM said...

mt obg, G.
um belo testemunho
eu também não sou crítico (não passo de um zé ninguém com um blogue que alguns poucos me dão o prazer de visitar) mas, também tenho, e apesar de tudo, essa "pretensão" (e/ou "intuição") de saber "olhar" (e "ver"...) a arquitectura
como tentei dizer na posta acho este projecto muito triste... uma coisa "contemporânea" a fazer de "MGD" (ou uma coisa MGD a querer fazer de contemporânea, não sei...)
naquelas circunstâncias de "projecto" (que imagino "generosas"...) não existem grandes desculpas para tão fracos resultados
a-levante-se então!

8:49 da tarde  
Blogger simoes said...

O que se passa no piso -1????
Um quarto???
Entra-se dentro de casa e depois "obriga-se" uma pessoa a ir para o buraco?...:)
Existe uma desproporção nos espaços não?...:(

10:46 da tarde  
Blogger alma said...

O bom sucesso é tenebroso nem digo o que "parece" por respeito pelas almas do outro mundo !

A vida de arquitecto não é fácil :)

o que fazer ...:)numa área predestinada a uma mono classe excessivamente extra ordinária ?!

11:40 da tarde  
Blogger AM said...

simões

deve ser um quarto para a "criada", ou para o "caseiro", sei lá... o facto de ficar por baixo daquela plataforma de entrada é tenebroso
para mim a maior desproporção é no tamanho das varandas da sala e da "suíte"... e há também todo o espaço à volta das mesas, na sala de jantar (!?) e na dita varanda, que parece sub-dimensionado
quase que não dá para arrastar as cadeiras...
enfim, porque está na "moda": preguiçoso... muito preguiçosos

alma

diga, diga... :)
o que fazer, é a questão :)

12:05 da manhã  
Blogger alma said...

sei o que fazer : trocar a monoclasse da bela vista pelos corajosos do bom sucesso :))))

12:21 da manhã  
Blogger alma said...

ou um mix :)

12:46 da manhã  
Blogger AM said...

alma: é de há muito a minha ideia :)

8:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home