sexta-feira, dezembro 14, 2007

Descolar do Planeta Niemeyer *

Irritante hagiografia do santo comunista Niemeyer, que projecta para os ricos e dá aos pobres, no Ípsilon do Público de hoje.
Irritante artigo de Ana Vaz Milheiro, sobre "o maior arquitecto vivo do século XX", sobre "o homem que mudou a arquitectura duas vezes", sobre um dos "poucos arquitectos que provocam inflexões no modo de pensar a profissão", e sobre "a revolução (nos anos 40)" da "artisticidade da arquitectura" que "desencadeará a mudança necessária" (itálico meu) e que "antecipa o arquitecto autor", por contraste com "a arquitectura de seriação", e por contraste com a arquitectura da "nova objectividade" (descrita como a "escola alemã" de fazer "edifícios higiénicos"...)
Niemeyer não foi (não é) nenhum santo milagreiro "anti-seriação", que faz edifícios, enfim - digamos assim... - menos "higiénicos". Niemeyer não é herói revolucionário na "causa" da livre expressão dos "autores". Arquitectos "artistas" (como os chapéus...) há muitos... antes e depois de Niemeyer e a "seriação" não é (nem nunca foi...) "inimiga" ou contrária aos trejeitos dos mais jeitosos dos artistas...
O "maior" arquitecto vivo do século XX, o arquitecto que "inflectiu" o "modo de pensar a profissão", foi (é) o Robert Venturi!
Irritante filiação (ah, "filha da prática"...) da "teoria" (pós-funcionalista...) das "formas relevantes" do Kualhas na obra do Brasileiro e a "confissão de adolescente" (via "Folha de São Paulo") que "aos 12 anos (o holandês) queria ser um arquitecto brasileiro."
Dou razão ao Jorge Figueira: "Este é também o problema do legado de Niemeyer que o ilimitado orgulho brasileiro não tem permitido "criticar".
"O homem que desenhou a paisagem com lápis, foice e martelo" (capa do Ípsilon...)
Tenham dó...
Quanto à obra... tem dias... a maior parte, aquelas mais "recentes", em forma de "empada" voadora, "very 50's" e muito "Jetsons", não me interessam mesmo para nada... mas isso deve ser porque não estou rendido aos encantos das icono-gráficas (nunca uma palavra soou tão apropriada...) "formas relevantes"...

* O título da posta é roubado a uma crónica do MEC no extinto jornal Blitz intitulada "Descolar do Planeta Lennon" (bem) escrita por ocasião de outra "celebração"...

7 Comments:

Blogger João Amaro Correia said...

é pá, ainda n li os textos, mas diria, somos uns incompreendidos, com esta vocaçao venturiana. abençoado manuel vicente que me abriu os olhos enquanto foi tempo.

2:21 da tarde  
Blogger AM said...

olá joão

vale a pena ler o "cocktail" da AVM
pelo venturi, não vale a pena repetir, tenho uma grande admiração

4:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é pá, dizem que a vocação do betão é a curva, eu não sei se é, o que eu sei é que o Niemayer é brasileiro, e ser brasileiro é mesmo aquilo: não dá para um tipo pensar muito sobre aquilo que faz, o clima não ajuda, as mulheres são bonitas, as bundas são curvas, os pobres são pobres, o uisque é escocês...e por aí o fora. À sua maneira (e sem consciência disso)o tipo lá fez, com as curvas, a crítica possível à ortodoxia modernista. Agora não lhe peçam para esgravatar complexidades e contradições. Puxa cara, bom mesmo é passar uma tarde em Itapoan...
JFC

2:08 da manhã  
Blogger AM said...

caro JFC

... e foi a crítica possível (à ortodoxia modernista), tipo, e foi a "entrevista possível"... mas eu não sei se concordo com nada disso... a arquitectura de Niemeyer é crítica, ou é parte da, "ortodoxia"? e já agora o que é a ortodoxia?... as "rectas" são ortodoxas e as "curvas" são críticas... será isso? mas nesse caso é tudo muito "poucachinho"... O.K. não dá para esgravatar complexidades, e eu até percebo o fascinio do vulgo (ver postas no arrastão ou no blasfémias, por exemplo), mas de uma "expert(a)" como a AVM, quero mais (quero muito mais...) que o discurso hagio-grafico...

11:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bem, agora obrigaste-me a ir à prateleira de cima buscar o evangelho da complexidade; e isso pq me lembrava vagamente desta passagem, ora toma nota: 'prefiro os elementos hibridos aos "puros", os comprometidos aos "limpos", os *distorcidos* aos "rectos"'; Ou me engano muito ou, para o teu mestre, as curvas são mesmo criticas e as rectas ortodoxas...e, já agora, se queres saber o que é a "ortodoxia" moderna não me perguntes a mim, perguta-lhe a ele,que não ha capítulo em que não fale dela;é claro que muito haveria q dizer sobre a 'narrativa' venturiana: finíssima, elegante, actualíssima mas...apenas mais uma das narrativas possíveis,mais uma ficção entre tantas outras; já quanto à AVM,não li o público ( n devo ter perdido grande coisa...)mas vou mandar o meu bitate: numa revista de arquitectura, sim, é de exigir mais do que uma hagiografia, no público...é pa, o coração perdoa...: numa coisa o nosso velhinho tem razão, mediocridade activa é uma merda!: http://www.youtube.com/watch?v=3LdoT-XDnLk&feature=related
JFC

1:37 da manhã  
Blogger João Barbosa said...

O tabuleiro da baiana tem...

9:52 da manhã  
Blogger AM said...

não tenho a BIBLIA à mão... e eu só li o EVANGELHO no original, em inglês...
mas...
para o VENTURI as únicas curvas críticas são as da DENISE (e tudo o resto é lá entre eles que entre marido e mulher ninguém mete o AutoCad)
A "teoria" (cito Colquhoun) da "complexidade e contradição" não tem nada a ver com "curvas" e "cenas maradas" por dá aquela palha... e quem não percebe isto, ou não leu o livro, ou não conhece a bibliografia mínima sobre o "meu MESTRE"...
opor os "distorcidos" aos "rectos" não corresponde a opor as "curvas" do Niemeyer, às rectas da "ortodoxia"
O que não faltam são "curvas" na arquitectura moderna, antes e depois - repito da posta - do "velhinho"
serão "ortodoxas", ou por "antecipação" (mas, ao quê?...) "curvas" de "autor"!?
(estou a pensar nas primeiras "curvas" do Scharoun, mas até o Mies desenhou umas paredes curvas, porra!...)
Por outras palavras... não é por desenhar às "curvas" que o Nieneyer deixa de ser "ortodoxo" (e não estou a falar de política...)
sobre a "escrítica" de AVM no (e para) o grande Público, não vale a pena dizer mais nada

9:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home