quarta-feira, novembro 14, 2007

Disco do Ano


















odp tem passado muito do seu tempo a ouvir o último (e novo) Robert Wyatt: Comicopera. Comprei às cegas, às surdas, como é hábito (aqui no mosteiro), um pouco desconfiado (mas já é "feitio"...) com tanto destaque (hum, capa e tudo...) e promoção (pela editora da moda...).
Em vão, debalde, etc. A entrada, a bateria do "mestre de cerimónias", dá o "tom", e bastam (chega!) 5 ou 10 segundos do mais puro dos "sons" (obrigado Anja...) para, ao fim da primeira repetição do primeiro "somewhere", ajoelhar (e acender a vela...) no altar do santo (e respectiva esposa...) do divino progressivo depressivo.
As you all know by now... o disco, a ópera, divide-se em x=3 actos. O primeiro (cinco temas em desfecho instrumental) é perfeito. O segundo, musicalmente mais heterogéneo, nada (ao primeiro) lhe fica a dever. Emoções à flor da pele em montanha russa (high and low...) da euforia (maníaco-depressiva) à mais profunda (e deliciosamente reconfortante...) depressão. Out of the Blue (alguma coisa - que não o Eno...) a terminar o segundo acto ("the here and the now") é uma das mais radicais e devastadoras músicas de RW (Something unbelievable has happened to the floor...), e uma "experiência" sónica, que por esta altura... já não esperava (toma lá que é para aprenderes a não seres "choninhas", coninhas!).
O terceiro acto, também "oscila", e vai a "fraquejar" (isto para quem já "fechou" discos com Song For Che, The Whole Point of No Return, La Ahada Yalam, ou mesmo The Verb...) no "prolongado" solo (Pastafari) de... vibrafone... e, no "finalzinho" da versão para Hasta Siempre Comandante... Nada de grave... nada que não seja mais que "compensado" pela belíssima versão para a Itália (níssima!) Del Mondo (a "abrir" o terceiro acto e a suceder à mencionada Out of the Blue...) ou pelo "achado" da melodia "encontrada" para "musicar" o poema Cancion de Julieta do Espanhol (íssimo!) Poeta Lorca.
Um dos melhores, senão o melhor disco, da "longa e extraordinária" carreira de Robert Wyatt.
Evidentemente...

2 Comments:

Blogger Kaos said...

Ainda não o conheço, mas como sou um admirador Waytt fiquei com água na boca. Como hoje vou à FNAC quem sabe não seja uma compra obrigatória

6:04 da tarde  
Blogger AM said...

muito obg. pela visita e pelo comentário, Kaos
(bem a propósito, o we have kaos... - coluna da direita... - é excelente)
como admirador do Wyatt (FNAC ou outra - eu é mais net...) não pode perder... é mesmo uma compra "obrigatória"
só espero que esta posta possa abrir o apetite para novos admiradores do RW

7:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home