sexta-feira, outubro 26, 2007

O Cravo e a Ferradura

Pede-me o Tiago para "desenvolver" este meu comentário agora recuperado (à maneira do O'Neill) para título (que tesouro...) da posta, mas que posso (que tenho) eu a acrescentar ao (des) dito?...
Uma no cravo (a despp sabiam que o cravo também é um "híbrido"?...), outra na férrea e dura... disciplina...
Uma na liberdade, outra na obediência... Uma "posta-balança" (e não caias?...) bem ponderada entre a pertinência dos argumentos e a melhor forma de os exprimir na "maneira" ("dialéctica"...) de concluir a gosto de todos os "bernardinos" - que os há... - em todas as assembleias...
Quanto aos pontos 1 e 2, nada a dizer (li-os com agrado e concordância), já quanto à "conclusão" do ponto 3...
Desconheço a (eventual) relevância da "personagem" na votação de Santarém, mas se o Tiago está certo naquilo que escreve, e se os eleitores mantêm uma relação de "afectividade" pouco menos que "residual" com os "nomes" das listas votando "às (cabras) cegas" pelos (literalmente...) "bonecos" (dos partidos) nos quadradinhos dos boletins, "como explica" (chinês...) o "recurso" ao "bem visto" prés. (ex-Palmela) para a (re) conquista da CMS ou o "recurso" à veterana Odete para tentar (damage control) "controlar os danos" da entrada (no "eleitorado tradicional"...) do "cavalo de tróia" (do BE) e para tentar "travar" (à esquerda) o "entusiasmo" com a mais que previsível "vaga de fundo" da eminente maioria chucha-na-lista?...
Para mim, que não tenho - a não ser como... "cidadão"... - nada a ver com isto, o que mais me espanta é a burrice da coisa... Queriam correr com a mulher (ó mulher...) esperavam pelo fim da legislatura... Mas o "objectivo" (ou muito me engano...) é outro... dirigido (bem) mais para o interior da "congregação" que para a... "praça".
O Tiago o saberá... e assim o dirá... se quiser.

4 Comments:

Blogger tms said...

"Olhe que não Sôtor! Olhe que não."
A questão que tento levantar no 3º ponto é que o efeito do candidato-estrela, no eleitorado que tendencialmente vota CDU é residual. Ou seja, é verdade que o candidato conta, mas também é verdade que está por provar que o voto na CDU seja centrado na pessoa candidata ou no PCP.
O que para mim é claro, é que o caso de Luísa Mesquita não se trata de uma purga ideológica, mas sim de uma questão pessoal dela com a direcção do PCP. Também não posso pactuar com a ideia (que Luísa Mesquita actualmente pretende fazer passar), que a deputada seria uma voz incómoda dentro do PCP, pois recordo-me dos seus silêncios. Citando Baptista Bastos: "Onde estava Luísa Mesquita quando Carlos Brito foi suspenso?".
A história diz-nos que brevemente vamos assistir a um reposicionamento ideológico da deputada, vamos ver onde chega.

9:57 da manhã  
Blogger AM said...

duas achegas... camarada :)

ficou por responder o meu ponto...
se o nome e a "personagem" são uma aspecto "tendencialmente residual" como é que explicas os "casos" do ex-palmela (e agora também ex-setúbal...) e, principalmente, o "caso" da Odete?
quanto ao "reposicionamento"... e goste-se ou não (eu não gosto) é algo a que todos tem direito

ps (fosga-se!) não quero nada com o bochechas

10:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AM, só agora vi a tua contra-alegação.
Não concordei com o pedido de renúncia feito pelo PCP ao Carlos Sousa, contudo penso que não é um caso semelhante como se pode ver pelo que escrevi na altura: http://rb02.blogspot.com/2006/08/eleibal.html).

Relativamente ao que referes da Odete, não percebo. Ao que julgo saber, em Novembro de 2006, foi solicitado à Odete Santos, Abílio Fernandes e Luísa Mesquita que pedissem a renúncia ao seu mandato no sentido do rejuvenescimento do grupo parlamentar. Os 2 primeiros aceitaram a Luísa Mesquita não.
Embora seja inegável que a deputada tem esse direito é ao PCP que lhe competirá dizer se ela deverá continuar a fazer parte ou não do grupo parlamentar.

Sobre o que se passa/passou na CM da Marinha Grande não faço ideia, nem vi qualquer referência ao facto que não breves notas na comunicação social. Desconheço para poder formar opinião.

tiago

7:55 da tarde  
Blogger AM said...

CM da MG?
tb nã percebi... (será do "marocas"?...) mas tb nã interessa...
ficou a questão (o "ponto") por discutir... se o "rosto" (humano - ò mana...) não interessa ao "socialismo", por que levou o PC os nomes (mais) "sonantes" da Odete (e dos outros...) a eleições?...

2:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home