segunda-feira, abril 16, 2007

Identidades

Sobre este assunto, o Lourenço do Complex... escreveu aqui, o que eu não cheguei a escrever (nem - ainda - a ler...)
É outra das coisas boas (do muito que a blogosfera tem de bom...) esta espécie de complementaridade, em (competitivo...) "trabalho de grupo".
Apenas uma nota: procurar, não em razões "conjunturais" (mais próprias dos tempos de cada um) mas na "matéria" das obras de Manuel Vicente ou da Contemporânea (Manuel Graça Dias e Egas José Vieira), as "causas" (sempre múltiplas...) para o "exílio" do primeiro e a "solidão" (?) dos segundos, por comparação com a actual "influência e reconhecimento internacional" do a.s*, não só não me parece muito "produtivo", como me parece muito... injusto.
(Outra nota... Eu sei, eu concordo, que a conversa dos "herdeiros" - e dos "círculos" - é sempre muito traiçoeira, mas acho que vale a pena chamar ao assunto das nossas postas, a obra do arq. Gonçalo Afonso Dias.)

5 Comments:

Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Santa Paciência! Não me peçam é para comprar esse "Pasquim"! Já me chega o "J-A".
Faz tanto sentido a comparação entre o as* e os arquitectos Manuel Graça Dias e Egas José Vieira (M.G.D. + E.J.V)[a propósito; porque será que se esquecem sempre deste último?!]
como pôr ao mesmo nível o Herman José e o Rowan Atkinson (Mr. Bean), por muito mau que seja o seu último filme. (e é).

11:15 da tarde  
Blogger formiga bargante said...

Sobre o EJV

Quem não aparece (mediáticamente), esquece...

7:10 da manhã  
Blogger Lourenço Cordeiro said...

Caro Gonçalo Afonso Dias:

A comparação entre o a.s.* e e Manuel Graça Dias (já lá vamos ao Egas José Vieira) é feita pelos próprios Célia Gomes e Pedro Machado Costa, e deve-se a uma colaboração / aprendizagem prévia. O que eu faço é apenas tentar perceber, criticamente, no que isso resulta.

Quanto a EJV, excluí-o deliberadamente do texto porque me interessou apenas as relações pessoais directas: Graça Dias esteve com Manuel Vicente em Macau, o EJV não.

P.S: Acho que o Herman José tem (teve) muito mais talento que o Rowan Atkinson alguma vez terá. O Mr. Bean não tem metade da inspiração de um, digamos, Serafim Saudade. Tenho dito.

9:43 da manhã  
Blogger João Amaro Correia said...

o presidente da junta sou eu!
eu sou o verdadeiro herdeiro do mestre manel vicente.
ahahahahaha

2:34 da tarde  
Blogger AM said...

Obrigado a todos

Ao GAD pela disponibilidade, o J-A, é "obrigatório" :)

Ao Formiga, que é da "casa"

Ao LAC, pela (estou em crer...) "estreia"

Ao JMAC, por acabar com os "restos"... já que ninguem quer, herdas tu, não é? :)

Já li (finalmente) a entrevista. Muita coisa para dizer... pode ser que calhe...

4:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home