terça-feira, janeiro 02, 2007

A Arquitectura no Pinhal














Por esta altura e a postas tantas, espero ver reconhecido "o meu livre pensamento" e a "distância crítica" que me separa das novas (velhas) arquitecturas cúbicas das "virgens brancas" em "levitação", mas estas, que aqui em cima (numa das fotografia de hoje à tarde) mal se a-mostram, acho curiosas.
A arquitectura é do Promontório, mas o meu juízo sobre as criaturas, é anterior à "descoberta" dos seus autores, e não foi "afectado" pelo muito respeito e (quase) igual admiração, que o seu trabalho me merece.
Por uma vez os volumes em suspensão e aquelas "falhas" no desacerto entre os diferentes pisos, jogam a favor da arquitectura, ao "reproduzirem" a experiência (da hora) "obliqua" das sombras no pinhal... (E é mesmo bom que "reproduzam", porque, normalmente, e no final destas "operações", os "originais", os pinheiros... viste-los!).
O pior dos projectos são as plantas... mazinhas, mazinhas... todas "ortogonalizadas" e cheias de estilo... com o piso térreo "social" em "open-space" (cozinha incluída) e com umas circulações tortuosas, às voltas de uns quartos sem história, no piso superior. O menos mau, acho eu, ainda é o T4... mais "proporcionado"... e com uma "suite" que faz jus ao nome (mas sem nenhum buraco - promiscuidade - para espreitar o espaço da piramidal (?) clarabóia sobre a mesa de refeições...).
A entrada (a semelhança das duas moradias algarvias de Ricardo Bak Gordon) é de "chofre", ora agora estás lá fora, ora agora (já) estás cá dentro, e faz-se por uma buraco igual (só que mais pequeno...) que os buracos envidraçados (reparem como evitei, com enorme subtileza, falar em portas e janelas...). As escadas, são emparelhadas.
As implantações dos projectos tipos (por tipologia) são preguiçosas. Os volumes balançados sobre as piscinas nas moradias de tipo T3, por exemplo, orientam-se indistintamente, a norte ou a sul, indiferentes à "posição" do sol e às necessidades (ou não) de sombras.
"A arquitectura (vejam lá se percebem esta...) é um valor". Enfim, eu até já tinha escrito que gosto...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«...das "virgens brancas" em "levitação",...»
:)
Boas! Estamos sempre em forma!
Abraço.

6:52 da tarde  
Blogger AM said...

Obrigado Vítor :)
Outro

7:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home