sábado, dezembro 30, 2006

9

Siza e Moneo (...) arrasam no número 9. O projecto da fundação Iberê Camargo em Porto Alegre é tão bom que me dá vontade de chorar de alegria. As pupilas não têm descanso a olhar para as plantas, os cortes, as maquetas e os esquissos, ao contrário do que acontece com a biblioteca de Viana do castelo, onde as ditas pupilas super estimuladas demoram, mas com que lânguido prazer, a repousar na plenitude e maturidade de uma obra exemplar na perfeição da sua tranquilidade. Panticosa, divertimento ou bravata de um velho, é uma ofensa à falta de talento de alguns. Eu se pudesse desistia!
E o Moneo, que têm a arquitectura mais bem educada, mas sem merdas, que eu conheço. Quero dizer, sem ponta de arrogância ou de sarcasmo. E nunca com desprezo, ou no seu oposto, com paternalismo, mesmo quando envereda por uma tradução mais literal de certas tradições (rever o projecto para Beirute). E tudo sem esforço. Como os melhores jogadores de futebol. Que inveja!

Correspondência inédita... 24 de Novembro de 2004

3 Comments:

Blogger Pedro BC said...

De que publicação falas, AM?
E um óptimo 2007! (com algumas visitas ao JOG, espero).
Pedro

2:43 da tarde  
Blogger Pedro BC said...

lembrei-me agora, talvez! é de uma "prototypo" que falas?

2:45 da tarde  
Blogger AM said...

Olá Pedro
Sim, a prototypo 9... vinha de um link...
Meio parado o Jog, mas não fiquem a pensar que se livram de mim com essa facilidade :)
Felicidades

5:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home