terça-feira, janeiro 02, 2007

Loop

Na mesma revista, e no âmbito de um (dossier) "Especial" sobre a Porto Vivo (a mãe de todas as SRU - Sociedades de Reabilitação Urbana...), publica-se uma reportagem sobre os projectos de arquitectura para os edifícios Loop e Pateo Bonjardim, com "coordenação" do arquitecto Pedro Gadanho e "supervisão" dos arquitectos Pedro Machado e Célia Gomes do a.s* - atelier de santos.
O arquitecto Pedro Costa é certeiro no "diagnóstico" crítico, quando afirma que "se a arquitectura portuguesa se debruçasse menos sobre a sua tradição recente (coisa ensimesmada, que só quase diz respeito aos arquitectos); e tivesse em conta a análise prévia das questões, problemas e potencial de cada uma das oportunidades de intervenção que lhe são oferecidas, talvez o projecto do Loop não parecesse assim tão solitário naquilo que se propõe"; e igualmente certeiro, quando (modestamente) afirma, que a solução encontrada não tem "qualquer tipo de ambição em ser revolucionária"
Revolucionária ou não (e teríamos que perder muito tempo, para definir essa coisa de uma "ambição revolucionária" em arquitectura...) o projecto agrada-me. Os "mínimos" apartamentos T1 em duplex, tem a ambição, máxima, de proporcionar aos seus utilizadores a experiência que só a arquitectura sabe oferecer; e o dinamismo da fachada (urbana...) é das coisas mais divertidas que por cá se viram nos últimos tempos. A ser construída, como se deseja, será um marco (um "ícone"...) na paisagem urbana da cidade do Porto, e um forte pontapé... nas canelas, na modéstia do modesto lugar-comum, da "arquitectura de acompanhamento".
Loop... great leap forward...
Le corbusier on Acid!

Actualização: Link Loop, via Pedro BC no JOG