sábado, maio 06, 2006

Siza em Madrid

Que história é esta da manif contra o Proj. do Siza para Madrid? A notícia (RTP 1) "informa" que, em Espanha, todos ficaram a saber quem é o Arq.º Português, mas no site do El Pais (eternos provincianos), só se fala dos cortes (previsto) das árvores e... da La baronesa? Aos meus amigos "espanholes", peço novas... do vento que passa.
Eu não conheço o Projecto... mas este abate das árvores, para efectuar o "plano de melhoramentos", não me cheira lá muito bem. Acho que já vi este filme (felizmente em muito menor escala), em que os arquitectos "manipulam" o espaço público, repito, público, a seu bel-prazer, "eliminando", se necessário, frondosas árvores (centenárias?), sem grande consideração pela relação (efectiva, afectiva) das populações com os "seus" espaços.
Dá que pensar... E se fosse ao contrário? Um "plano de melhoramentos" para acrescer aos espaços verdes urbanos, efectuado pela "eliminação" da edificação... sem direito a indemnização por expropriação... só para facilitar à realização da fantasia.
Estão a ver o filme (do ar)... na vossa cabeça?

4 Comments:

Blogger Pedro BC said...

AM:
Estar em Espanha so me permite entender um pouco melhor o ridículo da noticia que, de facto, tem ocupado capas de alguns jornais. De qualquer forma, aqui vai o que sei (o que, sendo pouco, será na verdade tudo o que existe verdadeiramente: o que se passa é que o Siza está, em co-autoria com um arquitecto espanhol de cujo nome não me lembro,responsável pelo projecto de requalificação dochamado "Passeio dos Museus", que inclui o Thyssen, o Prado e/ou o Reina Sofia, não me lembro bem. O projecto, de resto já aprovado "hace mucho" prevê a transladação de algumas arvores (penso que 19) em alguns metros de forma a conseguir o principal objectivo que corresponde em alar para o triplo o passeio e reduzir imenso a forte circulção automóvel na extensão do passeio.
Tendo isto, o que se passa é que a Baronesa Thyssen, responsável pelo museu com o mesmo apelido, se lembrou tarde e a mãs horas de dizer que se ataria a uma ãrvore se as tentasem tirar dali, associando ao seu manifesto palavras tipo "assassinos de arvores", atraindo alguns populares para o seu lado da barricada. Resta ainda acrescentar que a Baronesa é uma figura decadente do Jet-Set espanhol, o que explicará a excessiva divulgaçâo deste seu acto.
Faço apenas uma ressalva para admitir que, talvez por estar na Catalunha, o ridículo de Madrid cá chegue amplificado.
Um abraço,
Pedro

1:18 da manhã  
Blogger AM said...

:) percebido

2:01 da manhã  
Blogger Pedro BC said...

Foi publicado ca, no jornal de hoje, um ponto de situaçao relativo ao caso Siza vs Baronesa, talvez mais completo que a minha explicação (até porque acompanhado por uma pequena planta explicativa)
Um abraço,
Pedro
http://www.lavanguardia.es/web/20060507/51256557201.html

4:08 da tarde  
Blogger geno said...

não conhecendo exactamente os detalhes deste caso naõ posso pronunciar-me sobre ele.
no entanto, o que o am escreveu tem muita razão ainda que possa não ser o caso desta intervenção.
quantos exemplos não temos presentes de árvores que são derrubadas e retiradas, porque é do "interesse público" e porque está previsto num qualquer plano ou acção de requalificação, sendo depois substituídas por versões menores, muitas das vezes da mesma espécie?

3:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home