sábado, maio 06, 2006

Desenho de Arquitectura

"O desenho constitui um meio para mim de aproximação da obra construída e de procurar encontrar o seu carácter íntimo, o seu "segredo", digamos assim. (...) Neste Processo, que é sempre novo de obra para obra, sendo a finalidade a construção, o desenho é um meio e o seu interesse situa-se em relação com os objectivos pretendidos. Quando me apetece o desenho pelo desenho prefiro fantasiar paisagens e retratos míticos, o que ao fim e ao cabo também tem muito a ver com a arquitectura."

Raúl Hestnes Ferreira, Arquitectura Portuguesa 8, 1986

Dedicada ao João e ao lpscampos

4 Comments:

Blogger Pedro BC said...

Caro AM:
Saberá esclarecer-me se uma das faculdades da Universidade de Coimbra (pertencente ao polo na cota alta onde fica a residência dos Aires Mateus ou a futura FCDEF da Inês Lobo), é da autoria do R.Hesnes Ferreira? Fica mesmo em frente ao futuro FCDEF, tem um volume (digo "volume" pq não sei o que esta la dentro, nao pelo desencantodo termo).
Se se confirmar que é da sua autoria, desfio-o aqui (com todo o direito que não tenho a lhe pedir algo) que escreva umas linhas criticas sobre o mesmo.
Nem que seja para concordarmos todos qe o arquitecto deveria ter passado o tempo que perdeucom essse projecto a desenhar as tais paisagens e vaquinhas.
Cumprimentos solidários com a censura de que foi alvo pela "+ arquitectura",
PBC

6:06 da tarde  
Blogger AM said...

olá pedro bc
acho que o RHF não têm nenhum edifício aí, pelo menos não estou a ver...
acho que não
já lá não vou vai para 5 (?) anos
a última obra do RHF que conheço (no papel…) é na Benedita
obras do RHF em Coimbra?… Plano de Pormenor do Bairro da Rosa – Ingote que está representado na exposição do ISCTE
ao pé da “loira burra” dos Mateus direitos?… será aquele monstro do Byrne com o Manuel…
já corri as 25 páginas do IAPXX para Coimbra, mas também nada…
já fui ao site da Inês lobo, mas não dá perceber a localização do projecto… (mas também não estava a espera de outra coisa…)
pelo google earth penso que já sei qual é o “volume” a que te referes
não sei de que se trata, mas do RHF, não é… quase de certeza
fiquei curioso. Podias enviar mais dados?

7:02 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

sei que é vaidade, e sou o primeiro a criticar, o facto de se publicarem "esquissos" - que o não são - a torto e a direito. mas, sendo tudo vaidade, um blog também o é. sobretudo um blog. e sobretudo o meu.
confesso que sinto algum constrangimento em publicar aquilo, não me sinto especialmente dotado para o desenho. mas enfim... é o que se arranaja.

3:32 da tarde  
Blogger AM said...

olá João
não era uma "crítica", pelo menos uma dessas "críticas" (benenosas), com que às vezes me entretenho...
não desgosto dos teus esquissos (enfim, mais de uns do que de outros), mas gosto muito que os "postes", vaidade ou não (e daí?), no teu blog
a questão da posta é precisamente a "tese" de que não é necessário um "talento" extraordinário para "desenhar" arquitectura (mas lá que ajuda, ajuda...)
TraumaSizados!
o desenho (de arquitectura) é um "meio" para o fim, para a finalidade que é a construção
de qualquer modo partilho das tuas insuficiências :)
um abraço

5:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home