quinta-feira, maio 04, 2006

Arkibyo

Francamente apetecível, o Projecto do Atelier Arkibyo, para o Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho na Cidade de Bragança, que "arrecadou" o primeiro prémio no concurso público.
Reservas, apenas, para a "recusa" em articular a entrada principal com a praça-rotunda (para a qual se orienta...), e para a opção por um acesso "dissimulado" e "anódino", através de uma "rampa-fosso", tangente a um dos (dois) "alçados laterais"... que não me parece muito exaltante... e ainda menos quando a comparo com a recordação da "rampa-fosso" das Piscinas de Maré em Matosinhos do Siza.
(Não sei, mas lá que gostava de saber, gostava, da "sensibilidade" do parecer dos bombeiros para este parti-pris...)
O projecto poderia, por exemplo, explorar o mesmo conceito, mas desnivelando as cotas dos pavimentos dos diversos compartimentos interiores... a semelhança do Museo Miró do Moneo.
"A proposta pode ser lida como uma intervenção iconográfica sobre a topografia existente e cujo espírito está fortemente enraizado nas tradições da arquitectura vernácula da "terra fria transmontana", de carácter fortemente unicelular e tectónico."
Regionalismo crítico, portanto. Estão a ver, eu não vós dizia :)
O carácter unicelular, manifesta-se em compartimentos de espacialidade trapezoidal (em planta e em corte).
O carácter tectónico manifesta-se na volumetria "compacta" (Moneo) de "edifício único" (Arkibyo) e na materialidade, rugosidade e "tridimensionalidade" das fachadas, cuja composição, infelizmente, não nós é facultada.
O efeito geral, muito consistente, parece ser o de um "híbrido" (sem ironia) algures entre espaços Herzog e... fachadas Zunthor. Bom (sem ironia), partantos.
O Site também é muito bom. Dá para perceber os projectos e tudo...
As moradias são mais fracas, sem grande imaginação. Os pátios nas moradias do Condomínio em Caparide é que são "confrangedores".
Cada projecto é identificado por uma "frase-conceito", que se quer "síntese" do projecto. É uma prática eficaz e comunicativa para o cliente (para os clientes), mas revela de uma prática tão tecnocrática, tão do nosso tempo, que me deixa com saudades de outras posturas...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Niiiiiice review!!! Absolutamente d'acord, principalmente, no que diz respeito, ao alçado menos feliz, que nos é mostrado em fotomontagem na +A...moussier bloguista (lol).
Não sei se encontro algum paralelo é com as piscinas de Leça...........
Abc

4:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home