sábado, maio 06, 2006

Os desenhos do Rossi











De qualquer modo a posta é mais sobre a "exigência" do "talento" para o desenho... Mas o que é que é um "bom" desenho... de arquitectura? Não será aquele que não tendo a pretensão de ser arte em si mesmo, "encaixilhável" e vendido na galeria, se "coloca" ao serviço das questões de projecto ou de obra que tenta resolver/inventar? É nesse sentido que vai a citação do RHF que anteriormente postei.
... eu já estou muito farto de tanto desenho (de arquitectura) artístico... com muita cor... muito pastel...
... pastel, gosto, de bacalhau :)
(E recordo-me de ler que o Venturi, nunca entrou no mercado da venda das "peças gráficas" dos projectos, nos circuitos das galerias de arte... e ele lá sabe porquê. Os seus esquissos por exemplo para as (plantas) das moradias, são bastantes "toscos"... marcador de felto vermelho, sobre papel pautado...)
... até há aqui uma certa perversão... porque os desenhos do rossi vieram a ser muito "coisificados", transformados em "fetiches" de uma certa geração de arquitectos pós-marrecos... o que não deixa de ser uma graça (pós-moderna) adicional, para alguém a quem era sugerido "abandonar" a arquitectura, por não saber desenhar...
Estas coisas são giras...

Nota: E o desenho lá de cima, não é do Rossi... é do Labrouste.