terça-feira, maio 02, 2006

Humilde

Caro Humilde Arquitecto,

Permita-me que use do "direito de resposta" no meu próprio blog...
Em primeiro lugar, para lhe escrever, que apesar de partilhar dessa sua condição (de humilde e de arquitecto... e não de quem tece comentários anónimos sobre o "perfil psicológico" de alguém que não conhece...), nunca me passaria pela despropositada cabeça "encharcada" em ironia, assinar, como... "Humilde Arquitecto".
A não ser que estivesse a ser irónico...
Humilde, permita-me que o trate apenas pelo nome próprio... Os meus mais sinceros parabéns pelo rigoroso perfil traçado. A traçar perfis, desta maneira, cresce a minha esperança no futuro (da arquitectura) da Pátria! Um pouco mais de rigor, e seria azul... não, não é nada disto... um pouco mais de rigor, e eu, paranóico, julgar-me-ia, "espiado". Eras tu, Humilde, segunda-feira, nos Algarves? Ou cosmopolita Português (a)típico, estranjavas?
(...)
Agora, Humilde, "arquitectura"? Pelos humildes aprendizes do ofício? Eu, Humilde, não foi só dos tempos da escola... que ao "roçar a meia-idade" ainda recordo e bem, obrigado. Humilde, cada vez mais!
Humilde, vai por mim... Eu sabia tudo, mas mesmo tudo, sobre arquitectura, quando entrei para a velhinha FAUTL e discutia tu cá tu lá com qualquer mestre... "E este (slide) de quem é, António?" E o António, lá fazia o número de circo...
Vai por mim... Com a passagem do tempo, a arrogância da juventude, passa.
Sobre a "auto-crítica" e a "auto-ironia", que me "escapa"... por entre o desenho... os outros que falem, mas já agora, e mal pergunte, o que é o Humilde conhece do meu trabalho, para assim perfilar?