quarta-feira, março 15, 2006

RHF_Exp_ISCTE

A exposição retrospectiva da carreira do Arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, no ISCTE.
Desilude. Não a arquitectura, que é magnífica, mas a exposição propriamente dita. E como seria possível de outro modo? Não é arquitectura "fotogénica", feita para ser vista na fotografia. A grande maioria dos desenhos são "toscos", estão lá mais para mostrar a "pesquisa" "as hesitações e os erros" que para maior glória e proveito do artista... Os esquissos, as maquetas de trabalho ou de apresentação, os desenhos mais ou menos rigorosos (feitos à mão, ou impressos pela máquina) e as fotografias das obras, estão lá para mostrar o que se considerou mais importante ao "correcto" (e - em "exposições" de arquitectura - possível) entendimento das mesmas, e não para denunciar nenhuma agenda formal ou conceptual... Estão lá (modestamente) ao serviço das obras e da sua função última, que é a de servirem-nos, e não ao "serviço" do seu autor.
É uma exposição pobre nos meios, feita com a prata da casa, num (belo) espaço acanhado, insuficiente para expor a quantidade e a riqueza do "material" em causa. É claro que o CCB estava fora de questão...
Nada disto é muito importante, quando temos os seus edifícios, para, "habitar", expressão por uma vez apropriada. Cirandar, percorrer, permanecer (essa raridade "contemporânea) nos seus "espaços" (outra raridade), é a autêntica "exposição" de arquitectura, e que esta decorra num dos "seus" espaços é (ainda assim) a sua maior virtude.
Não me é possível no entanto, deixar de "veementemente protestar" pelo estado de "desleixo" com que a instituição que acolhe a exposição (em comemoração do seu 33º aniversário) trata a arquitectura da sua casa e para o qual, a "licenciatura de arquitectura" também contribui com umas maquetas espalhadas pelos corredores, em frente às janelas... Sensibilidades!
Uma sugestão: para além do átrio do edifício II, com as suas rampas e escadas (de acesso à exposição) não deixem de visitar a biblioteca, que tinha visitado em construção, a cheirar a verniz... quem avisa...
Uma última nota: A exposição começa, no átrio da entrada sul, com os recortes de imprensa, e a "impressão" das postas dos blogues... Também lá estou (não é vaidade, ou promoção pessoal ou do blog), numa linha de texto de um comentário feito a esta posta de "O Arrumário", que por conter uma informação que considero útil, lamento que tenha "saído" incompleto (Linkar para ler na integra).
(Obs. Se alguém manifestar interesse posso postar algumas das "dezenas" de fotografias que tirei hoje.)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pena é que a exposição não faça juz ao exposto.
Mas no CCB não dava... gastaram o dinheiro todo com os Mateus.
É que tu não sabes mas os Mateus são muito, mas mesmo muito importantes!
Deixa-te de tretas e mostra lá as fotografias!

2:33 da tarde  
Blogger AM said...

Que treta é essa de eu não saber a "grandeza" dos (aires) mateus?
Mateus (direitos) Rules!
As fotos não estão nada de especial...

7:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home