terça-feira, março 14, 2006

O Labirinto da Saudade (Projecto de uma Casa portuguesa)*, ou O Labirinto da Casa Portuguesa (Saudades do "Projecto")

"O tipo de bordado utilizado na fachada estrutural irá indicar o escalão social ou económico dos seus habitantes: Rendas de Bilros para a Classe Alta, o Bordado em Ponto-Cruz para a Classe-Média Alta, e Crochet para a Classe Média. As restantes classes não têm direito a viver na Casa Portuguesa."
Eu sabia que, mais cedo ou mais tarde, as comparações entre as costureirinhas (da sé) e os arquitectos (dos bairros), davam nisto...

"Ainda com acesso a partir da Sala de Inverno, e visível da Sala de Visitas (mas impossível de aceder a partir dela) encontra-se a biblioteca. A biblioteca é pequena."
Biblioteca: Pequeno és tu!

"Com entrada pelo exterior (traseiras) existe uma escada de 8 lances que dá acesso directo ao Anexo. O Anexo pode ser utilizado para vários fins: quarto de visitas, quarto de idoso, arrecadação, atelier, etc. O Anexo (que está a uma altura de 8 metros do solo) têm parte do seu pavimento em rampa, de modo a facilitar o suicídio (...)."
De facto, oferecer a sua querida "assoalhada desnivelada" (o nome da filha mais nova), às visitas, é de uma enorme generosidade. O "idoso" (e o raio do velho que nunca mais morre) sobrevive à escalada dos 8 lances e dos oitenta anos, e aproveita a inclinação do pavimento para "endireitar" a espinhela, que o velho (bígamo) está rijo, e aí para as curvas. O artista que se suicide, Baby!, se não morrer antes (do velho) a carregar JA para a arrecadação.

Mal posso esperar, pela adaptação a "Sitcom", no Estado do canal. "Bilros e Crochet"... mais os actores do costume. Novidade só a personagem da pequenita "biblioteca consciência" com paredes que falam (e não ouvem). Drama humano. Tragédia, Arquitectura! As audiências, senhores, as audiências! É de chorar a rir.

*a.s* atelier de santos, JA, 222

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muito bem

4:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home