quarta-feira, junho 20, 2012

a ler (nas paredes)

em directo da biblio...
este último posto (de comando), mais à direita, com vista sobre a sombra do alpendre, o rio, a ponte "pedonal" e a outra margem é coisa linda (pitoresca e muito nossa) de se ver...
por cima da cabeça tenho um cartaz das comemorações do centenário da república com partes do Um Escritor Confessa-se do Aquilino Ribeiro
retórica anti monárquica à parte (hoje sería retórica anti...) parece-me ainda tudo bem, quero dizer muito, a-tual...
Muitas das vilas continuavam ligadas à sede distrital pelos caminhos romanos e célticos, como ainda hoje sucede com as aldeias em relação à sede de concelho. O poder central, à semelhança duma grande santola, com as patas a vibrar aos quatro pontos, se fazia menção de saber que existia e onde existia a récua numerosa de portugueses, era apenas para os sugar.

2 Comments:

Blogger alma said...

Se não me engano o Aquilino foi quem traduziu o D.Quixote :)))

nunca li nada do Aquilino :) terei de o ler :)

12:19 da tarde  
Blogger AM said...

este das confissões parece-me um bom começo :)
eu li aquele (romance) da raposinha :) quando era piquenino :)
sabe como isto das almas anda tudo ligado... :)

12:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home