quarta-feira, novembro 24, 2010

"votar" arquitectura

eu quando me pedem para "votar" (aquela coisa de enfiar papeis nojentos nas ranhuras mais ou menos de quatro em quatro anos...) gosto de poder escolher entre diversos e diferentes "quadradinhos"...
"votar" em quadradinhos de fachadas (aos quadradinhos), todas mais ou menos iguais, não estou a ver o interesse...
como exemplo de "processo participativo" em arquitectura acho uma miséria (como se o direito à participação em arquitectura não fosse cousa diferente que escolher "fachadas" e como se as "fachadas" fossem coisa "autónoma" - ah, mas para isso então o Venturi... - que como "máscaras" se pudessem "trocar" sem com isso afectar a totalidade do projecto arquitectónico...)
como oportunidade para carpir a "defesa (coitadinha...) da arquitectura" e - ainda pior... - a defesa da "inovação" da "arquitectura contemporânea" - acho... olha, acho outra miséria...
mas se como assim é pró que vamos...

9 Comments:

Blogger João Amaro Correia said...

agora sim, excedeste-te. 'nojentos'? a que propósito?
que eu conheça a democracia representativa é o regime que permitiu mais bem estar (material). tendes alternativas? ou achas que quem elegeste é muito diferente de ti?, vá, vá.

10:35 da tarde  
Anonymous apostoflant said...

mas o que é isto?!!!!

11:39 da tarde  
Blogger AM said...

joão, meu (materialista) joão
não "vemos" por aí, pelo "bem estar" (da matéria)
olha que ainda acabas a elogiar o "crescimento" da china (dita) "comunista"
a posta é sobre "votações" em arquitectura e - um excesso, reconheço... - sobre a "totalizante" totalidade do "projecto"...
quanto ao resto, mesmo quando voto, procuro não eleger ninguém
aqueles que tu (e infelizmente muito outros) terão feito eleger são completamente diferentes de mim... e olha que não é para melhor
podes crer!

1:03 da manhã  
Blogger João Amaro Correia said...

olha que não, olha que não. (e não me refiro à tua auto-proclamada superioridade moral.)

inquietações, tudo inquietações.

diz-me se na europa houve antes um período tão alargado de paz e prosperidade (material).
diz-me se na china (apesar da mortandade comunista) a so caled globalização não arrancou milhões à fome?
diz-me se a áfrica, bem, a áfrica é sempre esquecida.
diz-me se o brasil, usando políticas económicas e financeiras (repito económicas e financeiras) que tu, quase de certeza apelidarás de neo-liberais (huuu que medo), não se está a tornar uma potência global.

as consequências do modo como tudo isto se processou é que estão a demonstrar a falência de políticas oitocentistas no mundo que corre agora.
mas não quer, nem sei, elaborar teses sobre geo-política.

1:56 da manhã  
Blogger AM said...

e eu ainda menos...

chamar o lula de "neo-liberal" é um bocado "fora", não!?
Portugal, que ainda, por defeito, é o que mais me interessa, não é nenhuma potência "natural" como o Brasil
se Portugal elegesse (mas quem!?...) um Lula fugiam todos (outra vez - a história repete-se...) para o Brasil

11:15 da manhã  
Blogger João Amaro Correia said...

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/dilma-deve-anunciar-nesta-semana-saida-de-meirelles-do-banco-central-20101122.html

ao senhor meirelles, que já vinha do tempo fhc - esse sim, o 'meu' presidente do brasil - podes chamar o responsável pelo sucesso das plíticas económicas indígenas.
não sou eu que chamo neo-liberal ao lula, a esse chamo mentiroso, demagogo, trafulha, autoritário (de resto, traços de grande parte da classe política cá do sítio, com ênfase para o takeover do aparelho de estado efectuado pelo pt), mas neo-liberal chamarias tu a um governo que não fosse do esquerdalho e que desse bênção às mesmas políticas, rigorosamente as mesmas políticas.
o mundo está do avesso. acredita em mim. e não é do calor dos trópicos.

12:12 da tarde  
Blogger AM said...

a classe política é a classe política é a classe política...
provavelmente já viste mas devolvo o volei do link com este:
http://acausafoimodificada.blogs.sapo.pt/465832.html
o mérito político será sempre, goste-se ou não, do Lula
realmente já tenho saudades de ouvir dizer alguma coisa (DIGAM ALGUMA COISA) de esquerda...

12:27 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

confesso que não percebi o alcance do post do maradona, quando o li e agora. talvez já esteja descontextualizado.

claro que o mérito político é do lula, agora, tem a noção que o que ele levou a cabo não foi, de longe, um programa político e económico de esquerda. um exemplo da farsa lula: a bolsa famíla. programa do fhc que em 2000 lula se afadigou a perorar. a famosa 'pesada herança'. curiosamente, a ampliação, porque agora possível, graças ao plano real, foi o que o fez reeleger e eleger a inverosímil da dilminha. e os exemplos sucedem-se.

(e nem sequer falemos da política externa lula, que me parece demasiado kinky e obescena.)

não é saudades da esquerda. é saudades da política.

12:32 da tarde  
Blogger AM said...

o que é que o post do marado-na tem para perceber!? :)
o querido líder neo-liberal a dizer que só tem dinheiro para uma prenda para um dos filhos...
muitos pares de estalos naquelas fuças até despentear a franja à Dah ainda era pouco...

3:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home