sexta-feira, novembro 28, 2008

arquitectura e política (o punho erguido)

caro Tiago

a ideia de um "vírus" como um corpo estranho a "contaminar" o corpo "são" (do JA...) é uma daquelas espertezas saloias para atafulhar revista e disfarçar a falta de... "conteúdos"
normalmente não leio
o "design" é insuportável e muito cansativo, e para dar cabo da vista já chegam os computadores
o vosso "vírus" (Vicente e Alves Costa e tudo...) não ultrapassa a tendência para... "aviar"
o "contributo" do Pedro Bandeira, por exemplo, é mesmo para encher chouriço e para além disso qualquer iniciativa que conte com a participação do João Afonso está condenada à partida
a arquitectura é política!? e daí!? é a arquitectura... as "vacances"... a medicina... (Disposable...)
querem escrever sobre arquitectura e política escrevam sobre arquitectura e política
escolham obras e/ou projectos e escrevam sobre a "politica" das suas formas, espaços, luz, materiais, construção... etc.
escrevam sobre a arquitectura "comunista" do Siza...
para afirmações de princípio (politicamente) "correctas" e outras generalidades sobre "o direito à arquitectura", "o direito à cidade" e ao "espaço público", falta-me a paciência
os arquitectos parecem "flutuar" num eterno estado de "beatude" (somos todos tão bonzinhos e a favor das grandes causas e do interesse público...) a sonhar com "tabulas rasas" (ou com situações de estranha democraticidade, ditas "excepcionais", do tipo EXPO...) para o "pleno exercício" das nossas sempre mui nobres... "visões"
que operações de "renovação" e "reabilitação urbana" redundem na expulsão dos pobres das "áreas" (assim...) reabilitadas, ou que os Polis invistam (tudo) na possibilidade dos desgraçados "fruírem" a vista para as "traseiras" das esplanadas (alheias...) não incomoda nem faz pensar ninguém... está tudo tão "bonito" que só mesmo por má língua...
Expôs e Polis (com arquitectura assinatura e muito "design") são os "modelos" a "emular"... por qualquer arquitecto com... "bom-gosto"
será a política (de arquitectura) dos Polis muito diferente da(s) politica(s) de "embelezamento" de outros (?) tempos!?
será a politica (de arquitectura) da Expo (98) muito diferente da política (de arquitectura) da Exposição do Mundo Português!?
será a política (de arquitectura) de uma das "casas" dos "trintas" do Luigi Moretti muito diferente de uma daquelas baleias brancas (pode ser a escola de Coimbra...) do Byrne?
é que não há pachorra para tanta conversa sobre "espaço público" e "arquitectura" de "qualidade" devidamente formatada ao gosto (JFC...) das UMC...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

gostei sim senhor!

porque nao te candidatas a um virus? :) e ver se provocas algum sintoma na JA..

9:51 da tarde  
Blogger AM said...

obg, filipe
isso, espero, acabou
agora volta o MGD

9:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home