Para sua informação essa cidade não existe mas é sim a campanha publicitária de um banco. É assim que se fazem provocações infundadas? tsts... Fernando Maciel
nem sei bem o que lhe diga sobre este "portugal dos pequenitos" da "democracia" portuguesa por um lado parece ser um exercício "crítico" de má consciência sobre o estado a que isto (do território e da paisagem) chegou, pelo outro lado é um exercício "branqueador" dessa mesma "realidade" é um dos melhores "retratos" que eu conheço do nosso "inconsciente (urbano) colectivo", com aglomerados urbanos compactos, diversificados, "múltiplos", novos "e" velhos, antigos "e" modernos (altos "e" baixos...), melhor "plantados" (e sem "espaços verdes"... inúteis...) à beira dos nossos rios e em feliz harmonia com os espaços "naturais" que lhes são contíguos... (qualquer semelhança com a realidade...) mas é também o "retrato" de um Portugal "clean", sem fábricas nas periferias (aliás, sem periferias) ou nas modernas "zonas de industria ligeira", sem ferros-velhos clandestinos nem restaurantes de camionistas à beira da estrada sem exploração desregulada dos recursos naturais sem especulação urbana e/ou fundiária, sem loteamentos nem "quintinhas" para a segunda habitação da alta burguesia urbana em idílico fim-de-semana de "regresso" ao campo (mais os seus inevitáveis "tanques de rega" 4X8 com projecto de arquitecto...) sem pobreza (física e humana) e sem núcleos históricos e/ou tão somente pitorescos e tradicionais "abandonados" à sua... triste sina história sem barracas (e outras barracas...) sem "polos" universitários, hipermercados, circulares, rotundas e nós rodoviários de acesso às "auto-pistas"... sem "programas polis", "empreendimentos turísticos" (PIN!) "estruturantes" sem automóveis nem engarrafamentos sem gruas, sem litorais "ameaçados" e outras tragédias... "naturais" sem... vida... sem mudança...
melhor que mil manifestos... utopia "e" distopia... nem sei bem o que lhe diga...
O senhor não tem mesmo cabimento! Agora vem dizer que está tudo mal, todo o país está mal e que tudo o que fez-se durante 20 anos foi mal feito! Se calhar acha que em S. Tomé, onde não fizeram nada (porque não pudiam), está tudo melhor. Olhe, lá não existem casas com piscina, porque não se muda para uma palhota junto à praia? Tem medo dos mosquitos? Ha, pois, assim também eu! É por causa de pessoas assim, para quem tudo o que é feito é mal feito (por não terem sido eles a fazerem) que vivemos nesta miserabilidade geral! Fernando Maciel
Fernando, o comentário do Am é positivo ! ele mostra que todos vimos de uma forma diferente :) por exemplo eu só vejo o kaos da especulação tudo ao monte sem nenhum planeamento :)
Nunca fui a São Tomé mas sei que é das ilhas mais bonitas do atlântico ... mande o Am para um sitio mau :)(estou a brincar)
Fernando continue a ler o ODP e vai ver que começa a gostar se não for pelos posts de arquitectura será certamente pela música :)
12 Comments:
Para sua informação essa cidade não existe mas é sim a campanha publicitária de um banco. É assim que se fazem provocações infundadas? tsts...
Fernando Maciel
sem comentários... quem se der ao trabalho de passar por estas caixas de comentários que "julgue", perdão, que "perdoe" o Fernando Maciel
Am,
compreendo o desânimo do F.Maciel!
mas tb eu estou desanimada estou em 2ª posição na ordem de entrada dos comentários :)
e ainda bem pois ao ver a foto iria cair outra vez no embuste do Am :) que faz td para me provocar :)
a maria é uma provocadora :)
não respondo a provocações :)
Am,
fora de provocações :)
esta foto (sendo trabalho publicitário )é um bom exemplo da péssima ideia que os promotores têm sobre o que é uma cidade :)
nem sei bem o que lhe diga sobre este "portugal dos pequenitos" da "democracia" portuguesa
por um lado parece ser um exercício "crítico" de má consciência sobre o estado a que isto (do território e da paisagem) chegou, pelo outro lado é um exercício "branqueador" dessa mesma "realidade"
é um dos melhores "retratos" que eu conheço do nosso "inconsciente (urbano) colectivo", com aglomerados urbanos compactos, diversificados, "múltiplos", novos "e" velhos, antigos "e" modernos (altos "e" baixos...), melhor "plantados" (e sem "espaços verdes"... inúteis...) à beira dos nossos rios e em feliz harmonia com os espaços "naturais" que lhes são contíguos... (qualquer semelhança com a realidade...)
mas é também o "retrato" de um Portugal "clean", sem fábricas nas periferias (aliás, sem periferias) ou nas modernas "zonas de industria ligeira", sem ferros-velhos clandestinos nem restaurantes de camionistas à beira da estrada
sem exploração desregulada dos recursos naturais
sem especulação urbana e/ou fundiária, sem loteamentos nem "quintinhas" para a segunda habitação da alta burguesia urbana em idílico fim-de-semana de "regresso" ao campo (mais os seus inevitáveis "tanques de rega" 4X8 com projecto de arquitecto...)
sem pobreza (física e humana) e sem núcleos históricos e/ou tão somente pitorescos e tradicionais "abandonados" à sua... triste sina história
sem barracas (e outras barracas...)
sem "polos" universitários, hipermercados, circulares, rotundas e nós rodoviários de acesso às "auto-pistas"...
sem "programas polis", "empreendimentos turísticos" (PIN!) "estruturantes"
sem automóveis nem engarrafamentos
sem gruas, sem litorais "ameaçados" e outras tragédias... "naturais"
sem... vida... sem mudança...
melhor que mil manifestos...
utopia "e" distopia... nem sei bem o que lhe diga...
O senhor não tem mesmo cabimento! Agora vem dizer que está tudo mal, todo o país está mal e que tudo o que fez-se durante 20 anos foi mal feito! Se calhar acha que em S. Tomé, onde não fizeram nada (porque não pudiam), está tudo melhor. Olhe, lá não existem casas com piscina, porque não se muda para uma palhota junto à praia? Tem medo dos mosquitos? Ha, pois, assim também eu! É por causa de pessoas assim, para quem tudo o que é feito é mal feito (por não terem sido eles a fazerem) que vivemos nesta miserabilidade geral!
Fernando Maciel
e escuza de falar comigo de cima da burra porque os meus erros são julgados por eu mesmo e não preciso de do perdão de ninguém.
Fernando Maciel
Fernando,
o comentário do Am é positivo !
ele mostra que todos vimos de uma forma diferente :) por exemplo eu só vejo o kaos da especulação tudo ao monte sem nenhum planeamento :)
Nunca fui a São Tomé mas sei que é das ilhas mais bonitas do atlântico ... mande o Am para um sitio mau :)(estou a brincar)
Fernando continue a ler o ODP e vai ver que começa a gostar se não for pelos posts de arquitectura será certamente pela música :)
a maria hoje está muito conciliadora :)
:)depois de se ouvir os pet shop boys "somewhere" :)e ler a sua visão sobre a foto
fica-se bem :):)
Enviar um comentário
<< Home