segunda-feira, setembro 01, 2008

Monografia do Mês


















O livro é um pouco... estranho ("peculiar"), mas, ainda assim (que eu saiba também não há outro...) vale, vale sempre, a pena...
A aposta vai (toda...) para as (novas...) maquetas das obras executadas ou (apenas) projectadas. Alguns (poucos e minúsculos...) desenhos, umas (poucas) de (umas) fotos de época, nenhuma (nova...) a cores (mas para isso também temos a net...)
Os textos, tanto quanto deu para ler, recomendam-se e até já podiam ter "rendido" para duas ou três daquelas postas-citação...
Nunca fui um grande admirador da arquitectura das vanguardas russas... Nos meus tempos de estudante (...) entraram na moda como uma espécie de "padrinhos" da nova moda "Decon".
(odp estudou na ressaca - e não em ressaca... - do dito e ditoso pós-modernismo...)
Do Melnikov, do pouco do Melnikov que conhecia, e desde que pela primeira vez choquei com o fabuloso teatro "triangular", é que eu sempre m'alembro de ter gostado muito.
Calhou agora.
(O Manuel Vicente diz que "foge" mais para o FLW, mas eu tenho um certo orgulho nesta... Faz agora - vejam bem o que as coisas são... - um ano... E ainda há quem não las creia...)

23 Comments:

Blogger JFC said...

de facto a garagem é um verdadeiro Melnikov Vicente...bem visto; cheira-me a que é (não conheço o projecto) um 'decorated shed', de (de)construtivista pouco têm (deve ser por isso que a tua sensibilidade (de)formada aderiu logo...), dá até ideia que uma senhora consegue estacionar o carro la dentro... (esta foi à Quim Barreiros; lerning from Quim Barreiros...não gostas da 'Garagem da Vizinha'?) :)
JFC (Inertes em Tempo Real)

12:36 da manhã  
Blogger AM said...

estou apaixonado pelo Melnikov
e não é só o Vicente... eu pelo menos não voltei a pensar na arquitectura do Vitor Figueiredo da mesma maneira...
tanto quanto percebi até agora (ainda não cheguei lá), existem grandes diferenças entre o projecto "ideal" e a obra construída (ou a obra actualmente existente...)
coisas do ofício que só não acontecem... aos piores...
a boca machista deixo para a che maria... :)

am (em directo de moscovo)

12:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Am,
com o JFC é que está feito :)

o meu género vai mais para as hyperboloid of revolution Shukhov e Tatin & Co:)
o seu gosto terá algo mais com Melnikov /Venturi que Vicente ...:):):)
qt à garagem só demonstra que foi projectada para todos(mulheres incluídas) :):):)

maria (a que veste pravda)

2:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

falando em construtivismos mentais :)
as verdadeiras influências não são geralmente reveladas :):)

como é que descobriu que sou uma irremediavel machista ?:)

2:35 da tarde  
Blogger AM said...

não gostou do meu par melnikov/vicente, paciência
não se pode agradar a todos nem obrigar ninguém a gostar
odp está cá para revelar as "ligações" (os "links") mais marados... quem falou em "influências" (releia o "testemunho" de Carlos Eduardo Comas na arq/a sobre a "herança" do Le Corbusier), quem falou em "influências", foi a maria

6:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Am,
Como é que não gostei, está super bem visto !sorry por divagar...

só conheci a obra do Melnikov qd o filho morreu em 2006!

qt aos links do ODP de marados não tem nada :):) ...são admiráveis

7:25 da tarde  
Blogger AM said...

não peça desculpa, eu tb gosto de divagar
estou sem humor, e não me apetecem os sorrisos virtuais, mas não estou "zangado", nem nada disso, com os seus comentários
obg

7:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mt obrigada pela indicação para reler o testemunho do Comas,já li!

mas o termo "influência" não é nada pejorativo no meu léxico, antes pelo contrário...

obrigada pela sua "radiação"

8:20 da tarde  
Blogger AM said...

ora essa maria, eu é que agradeço
percebi que a sua "influência" não tinha nada de pejorativo
como não tinha chegado a postar (esteve para ser) sobre o "otimo" testemunho do Comas, aproveitei a deixa
mais um vez muito obrigado pelos seus comentários
am (aquele que não sabe desenhar um sorriso nem com um espelho a vinte cm da mona)

11:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deixe lá, vinguei-me na amazon tentei a sorte com o meu cartão e encomendei dois livros um sobre o "patterns of intentions" e outro sobre o "Hannes Meyer"... e pronto já entrei em despesa na busca de conteúdo

1:00 da manhã  
Blogger AM said...

já investiguei mas não sei se são os que eu penso que são
quando chegarem, conte
aqui ou no mail

1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Am,
o 1º é o livro que o Comas citou
e o do H.M é de k.michael lays.

estou cheia de curiosidade de ler sobre Hannes Meyer e a sua preocupação pelo bem estar humano ...
fique bem

2:37 da tarde  
Blogger AM said...

Meyer e Hilberseimer, sobre "o sujeito pós-humano"... deve ser coisa boa...

3:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não goze! sempre me intrigou esse anti star da bauhaus!

3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a culpa é sua que me está a refinar o espirito :)(desculpe o sorriso mas já não aguentava mais)

3:23 da tarde  
Blogger AM said...

maria
na altura "investiguei" o Comas e dei com uma série de artigos (salvo erro) no Vitruvius (o "blogue" brasileiro)
dos "piritos" tugas é que não saquei (oooooh!!!...) nadica de nada...
estamos em setembro e eu (bad blogue) ainda não li os seus "documentos" (os nossos leitores vão ficar à toa com esta)
não "retenha" nada e muito menos os seus belos sorrisos
a maria tem o espirito de um fantasma refinado
lá por odp estar com a mona lisa...

7:46 da tarde  
Blogger JFC said...

Meyer, Hilberseimer, o sujeito pós-humano, vocês falam de coisas tão complicadas que eu já me estou a sentir estúpido...ou então é culpa do JW...
JFC (acabando de esvaziar mais uma de JW)

2:29 da manhã  
Blogger AM said...

de estúpido é que tu não tens nada pelo que só pode ser do JW
odp (com caso e cara de sorriso)

9:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

JFC,
O AM está-me a dar um curso intensivo exactamente para vos poder acompanhar... na pedalada !
obrigada mais uma vez Am :)

pelos vistos este blogue percorre o mundo o eng.sr. style lá de cima é da polinésia :)

12:53 da tarde  
Blogger AM said...

aprendemos uns com os outros, maria
e assim é que é bonito

7:32 da tarde  
Blogger JFC said...

Maria, aqui eu também sou aluno,
AM ensina-nos o caminho das pedras(e às vezes também as atira à cabeça dos outros,essa é a parte da aula que eu gosto mais...)
JFC

1:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

para os dois brilhantes :)
o meu melhor sorriso
:):):):):)LOL

9:51 da manhã  
Blogger AM said...

odp é um songa-monga de um pacifista (versão hippie com fita a "prender" o cabelo - sem ofensa JCF...), incapaz de fazer mal a um arquitecto-mosca pousado na porta do frigorifico

às cabeças dos outros só postas... de papel, com saliva, pela caneta...

10:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home