quinta-feira, janeiro 31, 2008

O Código Ético












Should architects have an ethical code? (Via Belogue)

Os arquitectos trabalham para quem paga (às vezes até trabalham para quem não paga... mas isso são outros bacalhaus...). Trabalham para quem tem dinheiro. E é tudo. Não há dinheiro bom e dinheiro mau. O dinheiro é o dinheiro é o dinheiro... (stupid!). Os arquitectos são (uns mais do que os outros...) umas putas. Trabalham, ou deveriam trabalhar... (com ou sem prazer - como os palhaços...) para o prazer dos outros. Os arquitectos podem recusar qualquer trabalho, uma "encomenda" (ou uma ordem...), por motivos éticos, ecológicos, "políticos"... o "diabo"... Mas pior que aceitar certos trabalhos sob certas condições, é aceitar e desenvolver certos projectos sem plena consciência de todas as suas "implicações". Projectar, como por exemplo e entre muitos outros o faz a de-Zaha-estrada Hadid, exercícios de estilo, "plasmados" (esborrachados...) contra qualquer sítio... "equiparando" (projectos para) museus respeitáveis com a "causa" da reabilitação de personagens mais do que duvidosas... (apesar de tudo sempre existem algumas diferenças...)
E o "ninho" (que é "bonito", pois com certeza, não é isso o que está em causa...), estarão os seus autores plenamente conscientes de todas as implicações da ("desnecessária"...) utilização de toneladas e (bota) toneladas (nisso) de... ferro?... (Um projecto "estúpido"... para citar o RAP).
A foto (concedo) tem o seu quê de demagógico, de "manipulação" (da "informação"), de "puxar" à lágrima (à "lagrimazinha"...) fácil... mas, quer dizer... alguém vai ter que arcar com o peso na consciência...