segunda-feira, novembro 19, 2007

Usonian (Janelas Impróprias para Sanefas)

O "maior" (arquitecto da história...) não sei... (haverá um "top"?...) mas sei que na entrevista do Caressing Trivia, Manuel Vicente afirma (e não custa nada acreditar...) nunca ter visitado uma obra de Frank Lloyd Wright que não o tenha impressionado...
Por outro lado... foi o Hitchcock (salvo erro...) quem fez a "maldade" de fazer do FLW, o "maior" arquitecto do século... XIX (eh, eh, eh, mas que grande maldade...)
Mas vamos ao que interessa... Boas áreas, materiais com gosto... (materiais com "gosto"?... bem, deixa p'ra lá...) As "boas áreas" são uns "nicos" de "living room" sem uma ("boa") sala de jantar ("formal"), uma cozinha tipo kitsch-Net ("super piquena"...) e umas "janelas" (do mais esquisto...) impróprias para sanefas! Aquilo é praticamente (e não é que era mesmo...) um pro-tó-tipo... SOCIALISTA (de "esquerda" ou de "direita" - fica à tua ou à sua escolha) com um alpendre para estacionamento do "Ford" (preto, evidentemente) e uns quartos perpendiculares ao corredor...

Para os jovens 3G da nova consciência ecológica, o FLW também deve ser um grande aborrecimento...

A palavra do senhor (Frampton):

The Usonian House of Frank Lloyd Wright (...) represent the last serious attempt made in this country (or anywhere else for that matter) to render the suburbs as a place of a liberative universal middle-class culture, as a place of cultivation that would be liberating not only for men, but also for women. (etc.)

2 Comments:

Blogger Lourenço Cordeiro said...

Eu por acaso acho mesmo que Frank Lloyd Wright é insuperável - mas isso sou eu com as minhas idiossincracias, admito. Esse debate de ele ser o maior arquitecto do "sec. XIX" tem muito que se lhe diga, e é próprio de um dogma que só dá início à "modernidade" com Le Corbusier. E é também, já que estamos aqui, próprio de uma visão exageradamente "eurocêntrica" do mundo. Infelizmente, eu nunca visitei uma obra do FLW que não o Guggenheim. O mais próximo que estive foi numa recriação - muito bem feita, por sinal - de uma casa sua que existe no MET, e mesmo aí apeteceu-me desempacotar as malas e ficar. Quanto ao Caressing Trivia, vale alguma coisa?

10:48 da manhã  
Blogger AM said...

obg., L.
acho (tenho recordação) que "o ("título" de) maior arquitecto do século XIX" tem mais a ver com o "sentido" de "obra-de-arte-total" (ainda muito século XIX, mas também muito "neo-plasticista"...), que com a "necessidade" de alcandorar o Le Corbusier a um "podium" qualquer (que provavelmente nem sequer merecia... - prefiro o Aalto)
acho, já o escrevi que a "modernidade", esta modernidade que nos serve (e que nós "servimos") começou com o Loos.
O "maior"... não sei... para aí o Michelangelo...
Quanto ao Caressing também já escrevi. É (foi) uma oportunidade perdida... vale para algumas coisas... e vale sempre a pena, quando, como é o caso, a obra não é "pequena" :)
para quem trabalhou com o Mestre (e até para mim...) não acrescenta grande coisa... mas sempre ficam umas curiosidades

1:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home