segunda-feira, julho 02, 2007

Posta Estrutural (Puritana)

Não é novidade para ninguém a qualidade do Cineteatro do Cartaxo dos CVDB Arquitectos. Não fosse aquele hesitante pilar (gémeo do outro...) a "flutuar" por entre a função (?) de suporte ao mezanino e a desconcertante "amarração" ao tecto da "Sala de Cinema"... É que ao fim de todo este tempo de "conbíbio", ainda não me consegui habituar ao raio do pilar "intermédio", construído, "entre-pisos", impossibilitado de descarregar (como manda a divina gravidade...) as suas cargas.

Outra coisa... (estou aqui a olhar para os desenhos...) Estava a estranhar (e a entranhar...) os "motivos" (que tal Häring?...) para a escada "alargar" no sentido do nu descendente, mas vendo melhor, faz todo o sentido antecipar e "preparar" a "rotação" para o acesso à Sala de Cinema (ajustando, ao mesmo tempo, a "proporção" da sala e o desenho das coxias "oblíquas") e ajustando o "desalinho" e o "(des)emparelhamento" da escada, às circunstâncias do desenho do lote.

É a complexidade, estúpido!

2 Comments:

Blogger João Amaro Correia said...

grande obra, mesmo!

http://hardblog.blogspot.com/2006/12/praa.html

este, http://hardblog.blogspot.com/2006/12/estrada-nacional-2.html
também é deles.

12:49 da tarde  
Blogger AM said...

isto era nos saudosos tempos em que o João postava sobre arquitectura com maior regularidade e frequência...

na segunda (no segundo Link) até (a)postei e (virtualmente) perdi, o dedo mindinho :)

grandes tempos, grandes postas...

e quanto ao tal pilar que arranca do tecto da sala de cinema como um cogumelo, para suportar (?) o mezanino, o que é que contas?

1:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home