sábado, maio 26, 2007

Compacto Fim-de-Semana














Nada de grave, meus caros X(izes), Y(psílons), Z(ês!) e o resto da cambada toda das "Novas Expressões" - não resisti, Carlos... :)
É apenas arquitectura... para os que gostam, para os que a sabem reconhecer e para os que a fazem por "merecer"... Quanto "acontece", é um regalo... não para o Um Big O das "trips" egocêntricas" (que são de dar a volta à tripa...), mas para a "alma" colectiva (porra, parece o nome de uma Klaque zeo-nazie...) da community!
É o resumo, em formato compacto de fim-de-semana, das imagens da Pallant House Gallery de Sir Colin St John Wilson (RIP), roubadas (ai se o senten-cioso nick descobre...) por aí.
As semelhanças e as recordações, do "obvio" Aalto, às menores "semelhanças" com alguma arquitectura (do "bem estar"...) que o Venturi (tinha que ser...) explorou no ampliação (e no "resto"...) da obra de La Jolla... ficam, em aberto, por explorar.
Se descobrirem alguns desenhos da obra (plantas, cortes, etc.) , por favor, avisem, O.K.?
É caso para escrever... en-joy.

Post-S... Colin St John Wilson é o autor do principal "ensaio" no Sigurd Lewerentz, que eu (por entre tanta "actualidade"...) estou em ler...

7 Comments:

Blogger Marta said...

Pelas fotografias está muito bom (se é que se pode assim classificar algo que não sendo um Gaudí- já parece que falamos de objectos de moda- fica aquém do excelente).

Peço desculpa mas depois do Gaudí (esse grande génio) é difícil chamar de arquitecto a qualquer "aprendiz de feiticeiro".

Este é bom mas ainda não excelente, na minha humilde e inexperiente opinião.

Para mim há os que

vivem do "star-system" e do "status-quo" do facto de serem arquitectos (ex:gente da ordem que não exerce e promove-se pornograficamente)

sobrevivem a fazer umas coisas que "resortizam" e "franchisezam" como se o dito "produto" se tratasse de um produto fast-food (fastmoney)

atiram-se aos concursos dos renders e do photoshop limitando-se a ficar em 2ºs, 3ºs, 4ºs,ou em últimos lugares ou ainda a serem desclassificados.

"andam atrás" dos "patos bravos" deste "nobilíssimo" país e sujeitam-se aos honorários que estes pagariam a "um desenhador que faria o mesmo trabalho"(correndo o risco de serem para além de mal pagos, ainda investir em gasóleo, portagens, plotagens, pagamentos aquando da entrada do processo de licenciamento na Câmara e ainda terem de esperar um ano para serem pagos)

os que vão para as câmaras trabalhar, porque têm contas para pagar ou baixaram os braços nesta vã luta

continuam a sua vida académica, tiram mestrados, doutoramentos e candidatam-se a um lugar de professor universitário (que com a ajuda de uma cunha poderá dar um empurrãozinho)

e os que mudam de ramo e vão ter uma vida normal, de gente normal, que pica o ponto numa qualquer empresa por conta de outrém, vai ao ginásio ao fim do dia para esquecer o triste desempenho do dia ,e ao fim de semana vai-se passear para a expo ou para belém (como circuito "fechado" de parque urbano, ghetto limitado pela cidade descontínua)

4:10 da tarde  
Blogger AM said...

chiça :)

não é um mau resumo, não senhora :)

4:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

AM:
Estás desculpado. Agora além dos Xs, Ys e Zs, também vais começar a implicar nos NEs?

Achei esta obra bastante interessante mas não é o tipo de arquitectura que me interessa hoje em dia. Talvez enquanto referência histórica, mas nada mais. Embora disparemos para o mesmo alvo bastantes vezes, os nossos interesses arquitectónicos são distintos. Consigo aceitar, analisar e entender o que tu aprecias. Não serás capaz do contrário?

Nas Novas Expressões continuarei a dar espaço a novos nomes, muitos deles publicados pela primeira vez. Se as suas ideias irão sobreviver ao exame da realidade? Não sei. Se não sobreviverem, well...podem continuar a tentar, não?

Marta:
Gostei dos teus rótulos mas tenho que discordar de ti. Gaudi foi um arquitecto privilegiado pois é bastante mais descontraido fazer arquitectura considerada "única" quando não temos limites orçamentais. Alguns dos STARCHITECTS gozam hoje em dia dessa possibilidade. Assim é fácil, não achas?

Eu não sei qual rótulo me coloco. Gostava de saber quais os vossos???

Abraço desde BCN,
CP

1:01 da tarde  
Blogger AM said...

Olá Carlos

A referência, a crítica às NE, não é pessoal, nem é nenhuma espécie de "achincalhamento" do teu meritório esforço na divulgação de novos valores (ou talvez não...), mas hás-de convir que muitos dos que aspiram a profetas de "novas expressões" não passam de variações sobre variações com pouco ou nenhum interesse.

Concordo contigo quando dizes que são diferentes os nossos interesses... eu sou muito mais conservador... um conservador que prefere o bom ao original (Venturi) via a tradição do novo... e as outras tradições todas...

Já quanto aos rótulos:
Tu podes ser um Eco-Pop :)
Eu um despropósito...

Abraço para BCN! :)

5:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1.
Concordo que muitos dos que aspiram a ser qq coisa "Nova" são meros clones, assim como a maioria dos que fazem ao modo clássico -Porto e Lisboa. É assustador ver a quantidade de pessoas que acham que fazer uns 3Ds ou umas colagens em Photoshop lhes pode dar o rótulo de "contemporâneos". Não param para pensar um pouco...

2.
Eco Pop?
Isso é bom ou é mau?
É contagioso?
ahahahahahaha

3. Eu gosto da tradição de "pensar novo". Quando fizer um número especial das Novas Expressões, talvez te peça um texto "a desproposito"....

De qualquer modo, continuamos do mesmo lado -do contra- em muitas das coisas que aconteçem (ou parece que acontecem) na arquitectura portuguesa...

5:41 da tarde  
Blogger AM said...

OK :)

A "nossa" dama (Rap dos arquitectos "matarroanos"...), é a arquitectura :)

Convite para escrever? Tu não te "desgraces"... :)

12:12 da tarde  
Blogger Marta said...

Limites orçamentais!?!! Pois tem toda a razão, mas repare que a sua "santidade", o Gaudí, usava materiais de quinta categoria,como azulejos e pratos partidos.

3:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home