terça-feira, abril 24, 2007

JA 226 ("As Regras")

Não sei se o "editor principal" do JA estaria a pensar na entrevista aos Aires Mateus quando afirmou que o JA 226 é "a maior merda que fizemos até hoje", mas não quero ser eu (quem sou eu...) a desmenti-lo... Basta, aliás, folhear o "opus", para snifar (smells like "X" spirit, baby!) o "desconsolo"...
Da leitura do editorial assinado (em "soma") pelo director e o sub-director do JA, descubro a classe activamente empenhada noutra perigosa missão de "desobediência cívica" às regras e aos regulamentos, que limitam os Direitos ("universais") do "Homem" (!) que nos impendem (ai "o choro dos arquitectos"....) de dormir na banheira, obrar no living-room open-space do "loft" e mais não sei o quê...
(Curioso... como apesar das malvadas e malfadadas "regras", os arquitectos Aires Mateus, "lograram" - acho que ainda não tinha escrito lograram! - o licenciamento das suas arquitecturas/esculturas, "anti-regulamentares"...)
O "vírus" (calculo que sejam o "vírus", aquelas páginas amarelas com imensa "pinta"...) nem sequer as vou procurar ler... deixo para hora mais tardia (baby!), as posições perpendiculares...
Os projectos "levezinhos" (e não estou a falar da hipocrisia e do cinismo das "casas de cartão" com "patrocínio"...) tem todos (ou quase todos), um aspecto "abarracado", e são "aviados" em dúzia e meia de páginas, poucas mais páginas das que a publicação (da ordem) dos arquitectos... dedica ao "dossier" fotográfico (transdisciplinaridade obligue!) do artista João Tabarra... (será - pergunta "sincera" - por "aviarem" os projectos e as obras com esta "bisga", que espetaram com o focinho de um "avião" na capa do JA 226?... A sério... é que não percebo mesmo, qual é - se é que tem algum - o "link"...)
Mas eu não quero ser injusto... dir-me-ão, que nem tudo é mau. Pois com certeza... confesso que gostei de ler o parecer da colega Elsa Pimentel (solidariedade, "sister"!), que introduz uma saudável e dissonante nota de "realismo" nestas... "viagens" (ai o meu inglês técnico...) pelo alfabeto (x, y, z...)
A leitura das "críticas" fica para mais tarde (esta posta "impressionista" é apenas sobre as primeiras impressões...). Se for caso disso, logo volto à carga. No sítio do costume.
Para outras opiniões...

18 Comments:

Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Obrigado! Obrigado! muito obrigado! pelo link para a minha "obra prima" onde consigo (imagine-se) fundir (aqui confesso que hesitei no termo...) a minha notável capacidade de "cáustico" comentarista com o jeitinho para a fotografia que herdei do meu paizinho.
Mas, desgraça das desgraças, em dia de fechar projectos para carregar na quinta-feira para Luanda, caíu-me em cima o último J-A...
Não dá. É uma perseguição que pode ter consequências muito graves para aminha já débil saúde.
Pois, meu caro amigo AM, hesitei em abrir o invólucro (é com i ou com e?! - O MST que decida).
Pensei, entre a rotina de assinar umas centenas de desenhos do projecto de execução do "Condomínio Adelaide" e a urgência de ir à casa de banho satisfazer contidas necessidades, que lá vinha "mais do mesmo".
A coisa coincidiu com a recepção de um comentário , à minha brilhante e já citada peça, de um tal Tiago "não sei quê" do JA/OA.
Aliviado, depois de replicar o tristemente irónico (não é assim tão fácil Sr. Tiago) piropo do dito folheei o "pasquim".
Fiquei pasmado, paralizado, incapaz de articular duas palavras seguidas.
Não é que acrescentaram à "merda do costume" uma merda ainda maior assinada pelo já acabado João Tabarra?! Não queria acreditar. veio-me á memória um video desse ex-excelente fotógrafo do ex-ex "O Independente que consistia na focagem da sua própria triste personagem, completamente ganzado (Vá processa-me) a urinar-se pelas pernas abaixo, com as calças de ganga vestidas. Sublime obra de Arte...
Eu mijo várias vezes por dia e nunca a Cristina Guerra me convidou para ser a estrela da sua companhia.
Para além do mais o gajo é narcisista. Só tira fotografias a si próprio num acto de masturbação pseudo-intelectual já fora de moda.
Ainda dou de barato aquela coisa das casas de cartão (apesar de já não suportar embalagens), agora levar outra vez com o Mateus!... Por amor da Santa.
Bom, acabei por fazer a "merda" de um post em blogue alheio...
Saíu.
Abraço e desculpem os leitores desta "merda de blogue" a merda de comentário que eu para aqui escrevi a propósito da merda do último nº do J-A (o 226).
Cumprimentos e abraços a todos. amanhã ainda mando umas bocas, se for caso disso. o avião para Luanda só sai perto das 23h.

1:32 da manhã  
Blogger AM said...

Ora essa, eu é que tenho tudo a agradecer por esta genial posta "Extra"!!! :)
As considerações sobre o JT estão hilariantes! :)
Se não nos escrever-mos antes... uma boa viagem.

11:35 da manhã  
Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Obrigado AM! Afinal só vou amanhã. Ainda tenho tempo para escrever mais umas "merdas"... Abraço.

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caí aqui ao fazer uma busca pela obra de João Tabarra, artista que considero maior na arte contemporanea, e foi com algum espanto embora respeite todas as opiniões...que li os cócós que um tal de gonçallo escreve, que moralista...que que ingnorante...que felicidade em ser estupido...moda??? ganzado???
de facto este blog cheira mesmo muito mal... e como sou gaja não compreendo os auto-broches ainda por cima de padrecos...mas onde estão mesmo as vossas obras???
beijo, Ana magalhães

12:43 da tarde  
Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Querida (anónima) Ana Magalhães:
Eu também gosto muito de ti, sabias "fofinha"?. Mostra a tua cara. Não sejas tímida. É só para este ignorante e retrógrado te dar uma beijoca. Quanto às "vossas obras", anda muito distraída q'uida!

1:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó AM, folgo em saber que não vos desiludimos, mas, mais uma vez, confesso a minha própria desilusão. Eu que gostava tanto de capa descubro que afinal não se percebe o "link"... Nós pomos na capa um verdadeiro ícone português - momento alto do tuning aeronáutico, pioneira aeronave de alterne - e o meu amigo nem isso aprecia.

Seu,

pcm

PS - E por falar em avião, não posso deixar de regozijar-me com o timing perfeito dos CTT. Não é que o Gonçalo Afonso Dias recebeu o JA a tempo de o levar no avião para Angola!? É que a viagem é longa e não há nada como ir entretido! Só espero que não tenha tido problemas no aeroporto com X-acto...

1:41 da tarde  
Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Tão giro que o "pacemaker" é!

2:34 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

foda-se.
tenho mesmo que vlotar à bloga! isto está abombar e eu estou a perder a porrada!
porra outra vez!

p.s. não recebo o J-A porque só pago as cotas quando preciso, e infelizmente, não tenho necessitado.
mas, seguindo opinião do lourençom acho que deveríamos fazer uma lista para concorrer à OA com o mote: "se ganharmos, extinguimo-la". que tal?

3:24 da tarde  
Blogger AM said...

Ana magalhães

Ainda que mal lhe pergunte... qual é que foi mesmo a busca ("motor de busca", "palavras chave", etc.) que a desencaminharam até este buraco de perdição?...

pcm

Quando é que te deixas de defesas corporativas do JA e aceitas discutir os "dados" da(s) posta(s)?
Basta de desfolhar o mal-me-quer, bem-me-quer, da ordem!
A "pioneira aeronave do alterne" na capa do JA, é apenas o patético retrato da patética geração X e Y!

JMAC

Volta pá! Somos poucos, mas somos duros de roer! :)

4:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«A "pioneira aeronave do alterne" na capa do JA, é apenas o patético retrato da patética geração X e Y».
Epá, tu és teimoso, não é nada: é aquele avião das meninas ali ao pé do aeroporto!

PCM (Peace Maker)

6:18 da tarde  
Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Ana Magalhães à direcção do J-A. Já.

6:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro AM,

Eu podia parafrasear-te e dizer que a defesa (como a crítica) não me obriga a coisa nenhuma.
Ainda assim:

1. A defesa não tem nada de corporativa, porque não faço parte, nem me sinto parte, de nenhuma corporação. Eu participo na feitura da revista, com mais meia-dúzia de pessoas de que gosto e que respeito e é tudo. Não tenho nada a ver com a corporação.
Apesar de conhecer as contingências de cada número, não é apenas isso que me permite achar que muitas vezes as vossas críticas são injustas ou ligeiras. Outras vezes, quando não são - posso reconhecer razão, p. ex., na observação sobre a questão dos directores, nas apreciações sobre a selecção/apresentação de alguns projectos - não me apetece discuti-las. Talvez venha a ter mais vontade de o fazer no momento em que alguma coisa nalgum número do JA vos parecer merecedor de (ténue) elogio*. Faz falta esse contraste. Será mais fácil, então, discutir o está tão estrepitosamente mal.
(É como o Pulido Valente - não era mais fácil acreditar nele se, de dez em dez anos, elogiasse alguém ou alguma coisa indígena?)

Ou isso, ou quando "vocês" se candidatarem ao Vírus. Ou as duas coisas: se se candidatassem e o ganhassem, já poderiam elogiar qualquer coisa no JA. Ou talvez não. (Afinal até somos nós que escolhemos a cor do papel.)

*Os únicos elogios explícitos que por aqui vejo são a discos (de que eu até gosto - nada contra) ou aos blogues/posts um dos outros.

6:40 da tarde  
Blogger AM said...

O.K. pcm

O comentário era apenas um convite para apareceres mais vezes e comentares outras posta que procurem discutir arquitectura e não questionar o JA.

Não é verdade (eu pelo menos penso que não é verdade) que só diga bem dos discos ou dos blogues da galera... tenho escrito bem de muitas coisas, inclusive de projectos da geração X... mas como se costuma repetir, "não é fácil dizer bem", e na blogosfera, ainda menos.

7:05 da tarde  
Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Directamente de Luanda, um abraço a todos!
Eh Eh!

6:36 da tarde  
Blogger AM said...

Abraço... e beijinhos para a magalhães :)

8:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a índole automasturbatória continua. porque é que vocês não se casam e vão para angola, para um desses condomínios privados que o gonçalo deve estar a fazer para a filha do josé eduardo dos santos

10:33 da tarde  
Blogger Gonçalo Afonso Dias said...

Ena!!! Tanta "dor de cotovelo"...

11:47 da tarde  
Blogger AM said...

Eu cá só me caso com a magalhães! :)

11:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home