sexta-feira, janeiro 19, 2007

A Suspensão dos PDM

O Público de hoje notícia que o "Governo suspende(u) mais um PDM para viabilizar investimentos". Depois da suspensão do PDM de Paços de Ferreira (fabrica IKEA) e do PDM de Vila Franca de Xira (Plataforma Logística da Castanheira), chegou a vez de suspender o PDM de Loulé para "permitir a concretização de um projecto hoteleiro" de "requalificação da oferta turística"... No "horizonte" (Alqueva "oblige"), a suspensão do PDM de Reguengos de Monsaraz.

Na opinião de Nuno Grande da Quercus, "quem respeita os planos é prejudicado e quem tem dinheiro altera-os", e na opinião de Gonçalo Gomes do núcleo do Algarve da Liga para a Protecção da Natureza, "parece que existem regras para filhos e outras para enteados".

Parece, não parece?

Autonomia do Poder Local... Os PDM como instrumentos democráticos, de planeamento e gestão do território... "Nevermind"...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

never mind ou forget it! também se aplicava...
Mas, também é certo que aprovar um Plano, neste país, é obra! O sistema de aprovação/ratificação é complexo na teoria, e confuso na prática. Quem é quem, e quem faz o quê?
Por ano, quantos planos são aprovados? os dedos das mãos são muitos...

3:50 da tarde  
Blogger AM said...

Olá Vítor
Até por isso... por causa dessas "dificuldades", os PDM mereciam servir para alguma coisa, ou pelo menos para mais alguma coisa do que serem "suspensos" sem terem feito mal a ninguém, a não ser a uns tantos investidores que se lembraram de requerer projectos hoteleiros, plataformas logísticas e fabricas, em espaços da REN ou da Rede Natura, etc.
Certo?

6:42 da tarde  
Blogger AM said...

Aliás, o mais "curioso", é que nunca ninguém se lembra de "suspender" o PDM para legalizar uma AUGI, ou para resolver uma situação como a que vinha descrita à pouco tempo numa notícia do Público, em que os moradores de uma urbanização do concelho (também) de VFX, tinham que transportar o lixo no carro (a caminho da escola dos filhos...) porque os camiões de recolha não tinham acesso à urbanização...
E esta gente trabalha e paga impostos e vota...

7:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home