Garantia de Qualidade
"A escolha do arquitecto Souto de Moura é uma garantia de qualidade" explica o presidente do município, Castro Almeida.
Souto de Moura redesenha centro de São João da Madeira, Sara Dias Oliveira, Público
Souto de Moura redesenha centro de São João da Madeira, Sara Dias Oliveira, Público
2 Comments:
Apesar de até simpatizar com alguma da obra do arquitecto em questão não posso deixar de achar que este tipo de declarações parecem-se ligeiramente como as etiquetas que abundam nos electrodomésticos e coisas quejandas:
válido até...
garantia até...
certificado pela união europeia...
Olá menir
É precisamente o "ponto" da posta.
Por maior simpatia e respeito que me mereça (e merece) a obra do arquitecto ESM, os "nomes", os "apelidos", e a arquitectura "assinatura", não asseguram (e para o bem e para o mal...), a tal da "garantia de qualidade".
Em arquitectura, como aliás em tudo o resto, prognósticos, diagnósticos "críticos" e apreciações sobre a "qualidade" de uma obra, só no final do "jogo"... Só depois da obra ir a jogo, com as comunidades que é suposto "servir". (Decalque do inglês, caro "corrector"!?)
Irritam-me estes autarcas (mesmo os "autarcas-arquitectos" – decidam-se porra!), que falam sobre arquitectura como sendo os maiores especialistas na matéria e normalmente com a maior das leviandades e ligeirezas.
De qualquer modo, e depois das críticas à intervenção na Av. dos Aliados no Porto (com o arquitecto Siza Vieira), algumas reservas e caldos de galinha, poderiam não fazer muito mal ao político... é que eu já vi "cair" um "arquitecto-autarca", (também) por causa de uma intervenção no espaço público de uma "Vila", com um desses projecto com "garantia de qualidade", a cargo de uns arquitectos muitos apreciados e premiados da nossa praça...
Só mais uma coisa: os concursos públicos abertos à "jovem classe", para escolha das melhores propostas, não fazem mal a ninguém... ou será que fazem...?
Enviar um comentário
<< Home