Este S. Pedro é um santo conformado. Parece olhar para os lados para dar instruções aos carrascos. O empenho de todos eles não é mais do que o levar por diante uma tarefa que tem de ser feita, por já estar escrita que assim tem de ser. Mais do que conformado, é um santo que faz o seu trabalho de morrer para a pintura para depois sair dali, da encenação e confraternizar com os outros. E a personagem ajoelhada e de costas, com o seu grande rabiosque em primeiro plano, só prova que Caravaggio foi um dos melhores pintores de sempre: irascível, anti-social, anti convencional, com obras constantemente negadas. Veja-se a "Fuga para o Egipto". Um sacrilégio! A Madonna e o menino são ruivos.
4 Comments:
Sim, é magnífica a composição. Uma cruz de corpos que se forma através de uma narrativa de martírio na cruz. Pura encenação, encenação pura.
obrigado pelo comentário roteia
Este S. Pedro é um santo conformado. Parece olhar para os lados para dar instruções aos carrascos. O empenho de todos eles não é mais do que o levar por diante uma tarefa que tem de ser feita, por já estar escrita que assim tem de ser. Mais do que conformado, é um santo que faz o seu trabalho de morrer para a pintura para depois sair dali, da encenação e confraternizar com os outros. E a personagem ajoelhada e de costas, com o seu grande rabiosque em primeiro plano, só prova que Caravaggio foi um dos melhores pintores de sempre: irascível, anti-social, anti convencional, com obras constantemente negadas. Veja-se a "Fuga para o Egipto". Um sacrilégio! A Madonna e o menino são ruivos.
Muito obrigado, beluga
É isso: "morrer para a pintura", como quem posa, para o boneco...
Enviar um comentário
<< Home