sexta-feira, novembro 17, 2006

Endogamia (um hiato, uma tensão)

A profissão de arquitecto é, talvez, a que tem o recrutamento mais elitista. "Os arquitectos têm uma base social de recrutamento, do ponto de vista socio-cultural, que é, provavelmente, a mais elevada do país" (...)
Apesar da recente renovação geracional, a profissão tem um grau de "endogamia" - no caso, arquitectos que são filhos ou familiares próximos de arquitectos - superior para qualquer das outras profissões liberais estudadas. Se 25 por cento dos arquitectos têm, pelo menos, um familiar próximo dentro da profissão, só 5 por cento dos licenciados em Direito são filhos de advogados e magistrados e 12 por cento dos licenciados em Medicina são filhos de médicos (...)
Há, dentro da profissão dos arquitectos, não só "dinastias" mas também "clãs" de arquitectos.
"Há uma feminização acentuada da profissão. Um terço são mulheres (...)"
Entre as arquitectas, acrescenta, há mais assalariadas, faz-se menos arquitectura, tem-se projectos menos importantes, ganham-se menos prémios. "Elas são mais inconformadas e renunciam mais depressa ao mito do arquitecto herói."
A esmagadora maioria dos arquitectos, homens e mulheres, faz sobretudo habitação unifamiliar, e a seguir o chamado prédio de habitação, diz Villaverde Cabral. "Uma grande parte só faz isso e acumula com outras actividades. Mais de 50 por cento tem mais do que uma actividade."
Em contrapartida, as grandes encomendas públicas, as grandes encomendas públicas, o dinheiro e glória, estão concentrados num terço."
O investigador do ICS diz que se criou um hiato, uma tensão, entre um grupo altamente motivado e outro que encontra grandes dificuldades de realização profissional com níveis de frustração grande.
A profissão está dividida ao meio (...)
"O acto arquitectónico não está bem definido", diz o sociólogo, acrescentando que os arquitectos sentem uma incapacidade em definir e defender o seu território.

Excertos de "Arquitectos têm recrutamento elitista", Isabel Salema, Público, 17 de Novembro

São as primeiras notícias do "inquérito"... do "inquérito"... do "inquérito"...

2 Comments:

Blogger menir said...

Por razões que não vêm ao caso até conheço um grupo mais ou menos alargado de arquitectos e arquitectas, e nenhum deles faz parte desses 25%... Já os Doutores que conheço é outra questão...

2:00 da tarde  
Blogger AM said...

olá menir
ora cá está
é a excepção!
:)

5:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home