sexta-feira, outubro 20, 2006

Parque Alqueva (o "Projecto dos Mil Milhões")

Para ler, digitalizar e arquivar... a entrevista ao empresário José Roquete e a reportagem sobre o "Parque Alqueva" publicada no suplemento Dia D do Público de hoje (de ontem).

Da entrevista:

"Estrategicamente, o Parque Alqueva está vocacionado para mostrar ao mundo que Portugal é um bom país para se viver e que o Alentejo é muito bom. (...) O projecto é muito mais de segundas residências..." (os potenciais interessados) "são pessoas já numa fase da sua vida de reforma...", "uma comunidade à volta das dez mil ou 12 mil pessoas."
"Vão ser criados 3 mil postos de trabalho directos, no total poderá ultrapassar os dez mil. O problema está em saber depois quem é que vai para lá."

Da reportagem:

José Roquete não quer adiantar muito sobre o chamado "projecto dos mil milhões"
... o que está em causa é a criação de uma comunidade a partir do zero...
"O lema é life as it was, life as it should be" (a vida como ela era, a vida como ela deve ser)
... o principal objectivo é devolver às populações locais as condições de vida que existiam há 30 anos - "a mesma calma, a mesma qualidade do ar, as mesmas facilidades de acesso".
... a criação de raiz, de pequenas aldeias (...) num ambiente rural e campestre (...) deverá ser possível conjugar a agricultura biológica e a Internet de banda larga.
O Objectivo fundamental do Parque Alqueva é promover a aquisição de uma segunda residência...
... a palavra "resort" foi banida do vocabulário da empresa...
Para esta propriedade (Herdade Areias - Cebolinhos) estão pensadas zonas habitacionais tanto de baixa densidade (como unidades residenciais unifamiliares), como de elevada densidade (como apartamentos e condomínios).
Arquitectos. Estes são os três projectos de EDSA que estão a servir como modelos de inspiração para o Parque Alqueva. O caminho de Madeira fica na Florida, a casa junto ao rio é na China e a casa entre a vegetação é na Carolina do Sul.
Promotores e câmaras sublinham a vontade de evitar um novo Algarve. Resta saber até que ponto as pressões imobiliárias não se vão sobrepor às boas intenções.

Comentários...

Alqueva, Alentejo, Portugal...

2 Comments:

Blogger pedro_bdea said...

Avizinha-se novo filme de terror. Há uma estranha relação promotores imobiliários/ saloíce, mas por muito identicas que sejam as estratégias (saca-notas a parolos), sempre prefiro um empreendimento do Bom Sucesso, ou uma Vila Utopia a essa espécie de peido velho que vai aparecer no Alqueva.

9:17 da manhã  
Blogger AM said...

O problema, como dizes, é o mesmo.
A arquitectura da Utopia e Co, poderá ser melhorzinha ou muitíssimo melhor, que a questão de fundo (a exploração da galhinha sem matar o bicho) mantêm-se.

7:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home