quarta-feira, outubro 11, 2006

A Cidade Ornamental (isto também pode ser sobre o mesmo assunto...)

"É que, neste caso, como em toda a arte pequeno-burguesa, a irreprimível tendência para o verismo é contrariada - ou equilibrada - por um dos imperativos constantes do jornalimo doméstico: aquilo que no Express se chama gloriosamente ter ideias. A cozinha da Elle é da mesma forma uma cozinha de "ideias". Acontece somente que a invenção, confinada a uma realidade feérica, deve aqui incidir de forma exclusiva sobre os enfeites, porque a vocação "distintiva" da revista a proibe de abordar os problemas reais da alimentação (o problema real não é o de encontrar cerejas para espetar numa perdiz, é o de encontrar a perdiz, isto é, de a pagar)."

Cozinha Ornamental, Mitologias, Roland Barthes

6 Comments:

Blogger AM said...

... ou seja, é um problema de "modelos" de cidade, de politicas para a cidade, e não de um arrazoado de "ideias" por muito "interessantes" que possam ser, as "ideias"... ou as pessoas que as sugeriram...
ver tb, e sobre a carta geológica e o(s) estacionamento(s)... em:
http://formigabargante.blogspot.com/2006/10/plano-baixa-chiado-notas-soltas-carta.html

5:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

meus caros,

um problema de modelos de cidade? (AM- não são precisas aspas!). Então mas se existe bocado de cidade sem modelo - Alfama será o melhor exemplo. Ou seja, se me perdoem, e eu nem coheço o plano (mas vou tentar conhecer)trata-se tão só de sobrepor mais uma camada de densidade àquele tecido. Eu a priori não posso estar contra.
Para além disso o Roland Barthes está aqui desajustado. Eu penso que não podemos passar a vida a moralizar a cidade. Isto é, a dizer que o problema é da lei do arrendamento etc, etc. Eu penso que podemos estar a avaliar isto livres de pré-conceitos. Que eu gramava ter umas rolantes desenhadas pelo Sant'Elia lá isso gramava!
Um abraço ao blogger formiga bragante- muito prazer!!!

10:55 da tarde  
Blogger AM said...

Chiba... Sant'Elia em Alfama?
Não é bem a mesma coisa, mas a "Alta" de Coimbra anda lá perto... e o Barredo que esteve para ir à viola...
E estás esganado, eu pelo menos discordo :), quanto ao "ajuste" do Rolando... e quanto ao modelo de cidade... Se há tecido urbano que têm "modelo" (com aspas) é Alfama, e eu nem sequer preciso de te dizer qual é, pois não?

11:02 da tarde  
Blogger AM said...

engando, ah, ah, ah, não quis dizer "esganado" :)

11:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

desculpa mas não sei do que é que estás a falar...: alta de coimbra, barredo,o que é que isso tem a ver com umas escadas rolantes desenhadas pelo sant'elia. Para além disso não comentas o conteúdo principal do meu comentário. Modelo mas qual modelo, rapaz?

10:17 da manhã  
Blogger AM said...

Baixa-Chiado, Alfama, modelos de cidade...
Achas que Alfama não corresponde a nenhum modelo de cidade? Que é um território "atípico", assim para o "des-modelado"?
Alfama tem... "demasiados" modelos.
Aquilo, e para utilizar um "palavrão", é um palimpsesto, e em "camadas", como tu bem disseste.
Mas as escadas rolantes não integram, não sustentam, nenhum modelo "novo", aplicável ao todo.
Não iriam acrescer novas densidades, como dizes... limitar-se-ia a "fissurar" o jogo das diferentes escalas "espacio-temporais" existentes.
(Porra! Pareço o Gabriel Alves)
É apenas uma "ideia" avulsa, que "passa" bem... perdida que foi (e felizmente) a "batalha" do elevador do outro... se é que alguém ainda se lembra dessa outra fantástica "ideia"...
Tu é que foste buscar o Sant'Elia... eu fiquei-me pelo rectângulo.
E agora para algo completamente diferente...
... gosto muito daqueles quarteirões "desalinhados" e "tortos", adaptados ou "forçados" à topografia devidamente modelada, entre a baixa "propriamente dita" e os tecidos que sobreviveram ao terramoto... qual é o seu modelo?
Foi contigo que visitei uma exposição (do Siza, sobre o Chiado?) em que se podiam observar, no desenho dos alçados das ruas, uns maravilhosos alinhamentos entre umas cornijas em diferentes pisos?
Já derivei...

8:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home