segunda-feira, outubro 30, 2006

Anybody?

Gosto do pouco que conheço do Teatro Municipal da Guarda do Arq. Carlos Veloso. Gosto especialmente do ar compacto e robusto de coisa pública, feita (em betão) para durar, mas também, e num registo (ainda) mais subjectivo, da dignidade com que os volumes recortados ("contra" o espaço) parecem saber enfrentar os rigores do clima.
Também por lá se encontram umas escadas emparelhadas, e a já nossa velha conhecida expressão tectónica de ascendência suíça... mas não é nada de muito grave.
Da "Casa da Guarda" do mesmo autor, gosto (muito) menos. Falta habita-la, falta, certamente, dar (a) vida àquelas fotografias, mas não é só isso...
Conhecem aquela história do Frank Lloyd Wright não saber se havia de tirar o chapéu (da cabeça), quando estava no interior da "Glass House" do Philip Johnson? (Ou já estou a baralhar...?)
Na Casa da Guarda com todos aqueles envidraçados... é demasiado sol e/ou demasiado "frio". De óculos escuros e samarra... dentro de casa? Eu pelo menos não me imagino a subir aquela escada, com a neve a pesar sobre o tecto plano, em vidro... Quem sabe, talvez o Don Johnson (ah, mas isso era na quente Miami, V ice!) ou um qualquer (Europeu) Martini Man...
Anybody?