terça-feira, abril 11, 2006

Laureáveis # 2 e 3

... e talvez, um belo dia, em que a arquitectura portuguesa deixe de olhar para o lado, para o umbigo suíço ou para o escroto holandês... e "volte" a olhar para Africa ou para o Brasil... a excelência das obras de José Forjaz (Link na coluna da direita) ou de Pancho Guedes... possam ser, sem espanto ou admiração, sem bacoco provincianismo, ou chauvinismo nacionalista... Laureadas!
Na presente situação de "amnésia colectiva" e "corte epistemológico" com a melhor produção das gerações precedentes (incluindo a obra do Siza, que não é merecedora de "atenção" proporcional ao seu valor...); neste situação "estado-de-sítio", em que a arquitectura portuguesa parece ter começado com o "Moisés" Mateus... é que ainda vamos ter que esperar uns anos pelo nosso "segundo" laureado.

1 Comments:

Blogger geno said...

assisti há uns anos a uma conferência dada pelo arqt.º Jose Forjaz e fiquei a admirar a sua obra que desconhecia quase por completo. quanto ao Pancho Guedes apesar de reconhecer o valor da sua obra (multidisciplinar), esta não me suscita grande interesse (gostos pessoais).

mas concordo que deviam ser reconhecidos pelas suas carreiras.

um bem-haja.

6:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home