sábado, abril 22, 2006

Alexandra Gesta

Entrevista (e capa) para a Arquitecta Alexandra Gesta na AV 70, com aquele seu jeito de quem parece não estar a dizer nada que se aproveite... mas está! E muito!

AV - Exiba-se... faça o seu melhor!
AG - "Não, é inadmissível, isto é cristalizar o centro histórico", e eu, "Pois é, exacto, é mesmo. Sabe porquê? Porque se permitir que você faça isso neste lote, tenho de permitir a todos. E vêm 300 melhores do que você... bem, vamos fazer uma coisa melhor do que a Bauhaus, mas o centro histórico de Guimarães, desaparece!"

Comentários? É que não sei se repararam (ou querem reparar...) mas a ilustre colega acabou de rebentar com algumas das vacas sagradas do exercício da profissão... do arquitecto-artista, que pode fazer o que muito bem quer onde quer... porque, precisamente, é um "grande" artista (ele e os outros 300...), aos "limites" impostos à "liberdade de expressão" por via, imagine-se, da constituição de gabinetes técnicos, "apoiados" pelo Poder Local democraticamente eleito... ; às polémicas sobre a "Museificação" Vs "Aggiornamento" dos centros históricos (e que por algum motivo serão "históricos"...) e pelo direito à identidade local contra os que afirmam que tudo se equivale e que já não existe distinção entre centro e periferia ou entre "local" e "global"... e que não existe diferença entre projectar para o Porto ou para a China!

Comentários?