segunda-feira, março 27, 2006

Make No Mistakes

Nada de confusões...
Eu que "snifei" o verniz da Escola de Setúbal, até impregnar todos os meus poros, Eu que "suei" (como um porco comovido) na Biblioteca de Aveiro, Eu que acabei encharcado (como um pinto) ao fotografar à chuva o Museu de Santiago, Eu que me despi (literalmente) do "ser" rumo ao Nirvana, nas Piscinas de Maré de Leça... Bom acho que é melhor ficar por aqui antes que comece a inventar alguma coisa só para efeitos de figura de estilo, até porque acho que já dá para perceber o que estou a tentar dizer... (só mais uma) Eu que não descansei, enquanto chegado à Expo, não sentei o cú, nos bancos de pedra do Pavilhão de Portugal, virados ao Tejo...
Mas então?
Só que as obras do Siza, nem sempre se "safam" bem em contextos pouco menos que perfeitos, nem sempre resistem à "cidade" ou às "exigências" da sociedade de consumo (Grandela, Lisboa).
Volto ao princípio. Aproximar-me dos muros da Fundação de Serralves, por entre o matinal nevoeiro da invicta... como num sonho... ou experimentar a visão (dos jardins) do paraíso, oferecida por um enquadramento de um vão, no sítio "certo", do tamanho "certo"... "isto" acho que só mesmo o Siza.
Só que o Pavilhão de Portugal, rodeado de... vulgaridade...
Mas e a "pala" (e o banco) e o camandro? Está tudo muito bem, e por certo ninguém faria melhor. São conhecidas as indefinições programáticas, quanto ao "conteúdo" do projecto, que também não ajudaram... e a falta de tempo na construção.
Repito, ninguém faria melhor. E que a obra tenha "aquela" qualidade, só não é um milagre, porque eu não acredito em milagres, acredito no Siza :)
Só que o Pavilhão da Realidade Virtual, do Manuel Vicente, transmite(-me) uma alegria na "manipulação", daquilo que havia para "tratar", das formas, aos materiais, passando pela função (festiva) e pela "escala"... enfim, pelo "acerto", e tratando-se de Manuel Vicente, também, pelo "desacerto", que a obra deveria comportar...
A comparação entre as duas obras é, também, (pcs) uma provocação... que resultou :)
No resto concordo "contigo", em tudo o que tu venhas a escrever (em contrário) sobre este assunto!

2 Comments:

Blogger mike_bl said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:42 da tarde  
Blogger mike_bl said...

Os estudantes de Arquitectura conseguem tempo para estas coisas porque... Privilégios de finalistas..Há tempo para tudo.. ;)

Pena é que não ainda tive oportunidade para conhecer muitos eidfícios|projectos interessantes [como as piscinas de Leça, por exemplo]..
Mas ainda assim, visitei Serralves e.. Embora um projecto do tipo da Casa da Música seja muito complexo para conseguir resolver os problemas impostos por tal irregularidade de formas, é, para mim, muito mais dificil conseguir tanta simplicidade, integração na envolvência e funcionalidade como no Museu de Serralves..
[Pena é a existência de exposições, que não permitiu perceber o edifício por completo..]

Quanto ao Pavilhão de Portugal, penso que não ficou melhor resolvido por indefinição do programa e, principalmente, questões de prazo.. A mim sempre disseram que um edifício é feito como um todo.. Neste o interior foi pensado por Souto Moura..Por melhor que eles se entendam nunca é a mesma coisa..

[Havia muito mais a dizer....]

Se as minhas fotos são boas.. Os seus textos|divagações são muito bons..
Tb fica linkado [devido aos seus posts..]..

11:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home